Powered By Blogger

sábado, 6 de julho de 2013

CEARÁ LIDERA TRANSPLANTES DE PÂNCREAS E FÍGADO.

De janeiro a março, foram realizadas 3,3 cirurgias por milhão da população, superando Paraná e São Paulo


A cada ano que passa, o Ceará reafirma sua posição de destaque no País quando o assunto é transplantes de órgãos. Prova disso é que o Estado é o maior transplantador de fígado e pâncreas do Brasil por milhão da população (pmp), segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Os números são referentes ao primeiro trimestre de 2013.

Apenas o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realizou 11,7% a mais de transplantes de rim no primeiro semestre deste ano do que em igual período de 2012: foram 76, em 2012, contra 68 no ano passado Foto: José Leomar
De acordo com a ABTO, o Ceará realizou, de janeiro a março deste ano, 3,3 transplantes por milhão da população de pâncreas, superando o Paraná, com 2,7, e São Paulo, 1,4. Em todo o primeiro semestre do ano, foram 13 transplantes do órgão, superando, inclusive, todo o ano de 2012.

Em relação ao transplante de fígado, os números são melhores ainda: já somam 88 em três meses. A relação é de 20,4 por milhão de habitantes. Em segundo lugar aparece o Distrito Federal com 17,1 pmp e, em seguida, São Paulo, com 15,1.

No total, foram 554 procedimentos, sendo 127 de rim, 12 de coração, 282 de córnea, sete de esclera e um de osso. A Central de Transplantes do Estado informa que, em relação à medula óssea, o número de procedimentos mais que dobrou em relação ao primeiro semestre de 2012, passando de 10 para 21 transplantes em igual período deste ano. Com três transplantes de pulmão realizados no primeiro semestre, o Estado praticamente igualou o número de cirurgias realizadas em todo o ano passado, quando totalizou quatro, em 12 meses.

Somente o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) realizou 11,7% a mais de cirurgias de rim no primeiro semestre de 2013 que o igual período do ano passado. São 76 contra 68. Com relação ao pâncreas, o hospital também é referência. Já foram sete procedimentos neste ano. 16,6% a mais do que o igual período de 2012. A unidade também é transplantadora de ponta de fígado. Neste ano, soma 54,5% a mais de cirurgias. Entre janeiro e junho do ano passado, foram 22. Em 2013, foram realizadas 34.

No Norte e Nordeste, o Hospital de Messejana é o único de referência no transplante cardíaco infantil. A unidade comemora o sucesso de uma cirurgia pouco comum: o jovem Wesley Ferreira, 15,recebeu dois órgãos ao mesmo tempo: coração e rim. Segundo a coordenadora do transplante cardíaco infantil do HM, Klébia Castelo Branco, os procedimentos ocorreram em março e, agora, recuperado, o rapaz recebeu alta da equipe.

Em doações, a meta do País em 2013 é chegar aos 14,5 doadores pmp, número já superado pelo Ceará. Em 2012, o Estado fechou o ano como terceiro do Brasil em doadores efetivos, com 21,4 doadores pmp. No primeiro trimestre deste ano, a posição foi confirmada. Por milhão da população, o número de doadores efetivos foi de 28 no Distrito Federal; 21,1 em Santa Catarina e 20,4 no Ceará. Em todo o Brasil, o número foi de 12,6. Na efetivação das doações, o Ceará teve, no primeiro trimestre do ano, 42 doadores com órgãos transplantados (171 em 2012), índice de 19,9 doadores pmp, o terceiro melhor do País.

Campanha

A Doe de Coração, campanha criada pela Fundação Edson Queiroz com apoio do Sistema Verdes Mares e parceria da Universidade de Fortaleza (Unifor), tem sido decisiva para a colocação no Ceará.

A Doe de Coração chega a ser um programa, pois conscientiza e orienta a população. Por meio da campanha, é possível beneficiar e ser beneficiado. O movimento alenta a família que perde o ente querido, que tem a oportunidade de ter um ato de amor doando os órgãos a outro ser humano.

Para a coordenadora da Central de Transplantes e integrante da direção da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Eliana Barbosa, grande parte do mérito do Ceará ser destaque em transplantes no Brasil deve-se à campanha, considerada por ela a mais completa nacionalmente. "É um movimento que faz a diferença, atinge a todos os públicos, com linguagem e informações corretas", elogia.fonte:Diário Nordeste/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: