Powered By Blogger

sábado, 6 de julho de 2013

QUE SEJA O PÉ DIREITO


Técnico Sérgio Guedes estreia hoje pelo Ceará contra o Icasa, em Juazeiro, apostando no ataque para vencer

Definitivamente, o Ceará quer virar a página e esquecer o que já passou na Série B deste ano. Para o recomeço contra o Icasa, às 21 horas, em Juazeiro do Norte (CE), o Vovô aposta em um técnico novo, Sérgio Guedes, e uma filosofia nova de jogo, o ataque.

Estreante Sérgio Guedes vai escalar três atacantes contra o Icasa, no Romeirão FOTO: BRUNO GOMES
O treinador estreante do Ceará tem um estilo antagônico ao do ex-técnico Leandro Campos, que foi demitido não só pelos maus resultados, mas pela cautela excessiva durante os jogos.

Em poucos treinamentos no novo clube, Guedes mostrou sua aptidão ao ataque visando uma estreia com o pé direito.

"Quero um time com interesse o tempo todo em ganhar o jogo", advertiu ele.

Para isso, Guedes escalou na frente três atacantes, Magno Alves, Rychely e Macena. Já a linha defensiva mantém a mesma linha de quatro, com Fernando Henrique, o estreante Marcos na lateral-direita e Vicente na esquerda, além dos zagueiros Anderson Marques e Douglas.

No setor de contenção, João Marcos ganhou um novo companheiro, o também estreante Hamílton. Para aumentar os número de jogadores de frente, o técnico manteve apenas um homem de criação, Ricardinho.

Para o novo comandante alvinegro, o esquema ofensivo requer uma entrega tática muito grande. "Espero um time equilibrado, comprometido, mas, principalmente, intenso. Vi neles um comprometimento, desejo de melhorar e por isso fiz essas escolhas, contando com a entrega total de cada um deles", ressaltou o técnico do Vovô.

Os atacantes escolhidos ressaltam que a equipe toda precisa se doar para que o esquema de jogo seja bem aplicado. "Não adianta ter muitos atacantes se não soubermos nos defender. Tudo depende do grupo. Temos de saber a hora certa de atacar, o momento de nos recompor", declarou Magno Alves.

Com mais um homem de frente, o ´Magnata´ jogará de forma diferente da qual estava acostumado. Ele deixará de ser o atacante de referência para ter mais mobilidade. "Não sou um jogador fixo, mas era centroavante, que ficava mais na frente. Com três atacantes, me movimentarei mais pelo lado esquerdo".

Assim, Rychely, outro estreante, jogará pelo lado direito, enquanto Raphael Macena atuará mais fixo na frente.

Borracha

A colocação do Ceará na Série B incomoda. Ocupar a zona de rebaixamento, em 17º lugar, com apenas sete pontos em seis jogos, requer uma reação imediata. Hoje com o mesmo número de pontos do primeiro clube fora da zona de rebaixamento e a cinco do G4, uma vitória no Cariri daria o fôlego inicial para a reação. "Temos de esquecer o que passou e ficar com o que vem sendo positivo, ou seja, o tempo para treinar e os novos companheiros que chegaram, como o técnico e os jogadores. Depois de muito trabalho durante a parada da Copa das Confederações, é a hora do nosso recomeço", decretou Magno Alves.

Técnicos de Ceará e Icasa são velhos conhecidos
A partida Ceará x Icasa marcará o reencontro entre Sérgio Guedes e Sidney Moraes, que já foram comandante e comandado.

O segundo, hoje técnico do Icasa, foi jogador, em 2009, do primeiro, atual treinador do Ceará, quando estavam no Santo André/SP. Sérgio Guedes falou sobre a coincidência que acontecerá logo em sua estreia pelo Alvinegro. "O Sidney foi meu jogador. Ele é um cara inteligente. Ele conhece bem o meu trabalho e como quero que a equipe se porte. Tenho ele como um jogador que teve sucesso, atuando em bons times. Ele está só iniciando a carreira e tem muito potencial. Temos de estar atentos a isso, mas transferimos para os jogadores dentro de campo. São eles que decidem o jogo".

Sidney também comentou sobre o reencontro. "A convivência foi muito boa. Aprendi muito com ele, que é uma pessoa íntegra e honesta, como poucas no futebol. Ainda não nos falamos devido a esse confronto de hoje, mas temos uma amizade muito boa. Torcerei por ele depois, mas espero que no confronto eu saia vencedor", declarou o técnico também estreante.

Serenidade

Mesmo tendo mais experiência acumulada, Guedes rechaçou qualquer superioridade em relação a Sidney, afirmando que sempre terá o que aprender. "Não tenho a pretensão de ensinar ninguém. Muito pelo contrário, vamos aprendendo cada vez mais, dia a dia, com os fatos que vão se apresentando".

Verdão busca confirmar reação para cumprir meta
A surpreendente vitória de 3 a 0 fora de casa contra o Atlético/GO, na última rodada antes da pausa para a Copa das Confederações, não apenas tirou o Icasa da zona de rebaixamento como fez com que a equipe vislumbrasse uma reação na Série B.

O resultado trouxe a confiança que faltava ao Verdão após os tropeços em casa - o time sofreu duas derrotas no Romeirão, vencendo por lá apenas na estreia.

O novo técnico, Sidney Moraes, que já havia observado a equipe na partida contra os goianos, espera que uma vitória hoje contra o Ceará inicie uma árdua batalha pela permanência na Segundona nacional, objetivo claro da equipe. "A expectativa para o início de trabalho é boa. Ja saímos na zona de rebaixamento na rodada anterior comigo participando junto, mas ainda fora do banco. Agora é trabalhar para manter a equipe na Série B, objetivo de todo clube que ascende de divisão no ano anterior. É nossa obrigação".

Para a partida de hoje, Sidney não poderá contar com o zagueiro Luis Otávio e o com o meio-campo Renatinho, ambos se recuperando de lesão.

Vladimir MarquesRepórter


Nenhum comentário: