Powered By Blogger

domingo, 18 de agosto de 2013

CEARÁ É UM DOS 8 ESTADOS,BRASILEIROS LIVRES DE FEBRE AFTOSA,DIZ MINISTRO DA AGRICULTURA.


Redação Web | camocim belo mar blog

Segundo o Ministério da Agricultura, Ceará possui um rebanho bovino de 2.614.517 cabeças e um total de 1.875 bubalinos

O Ceará é um dos 8 estados brasileiro livres da febre aftosa, doença infecciosa causada por vírus, segundo o ministro da Agricultura, Antônio Andrade. O anúncio foi feito neste domingo (18) e ainda figuram entre os estados livres da doença Alagoas, Maranhão, norte do Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte.
Segundo Ministro da Agricultura, aproximadamente 99% do rebanho nacional de bovinos e bubalinos estão em zonas livres da doença. FOTO: Natinho Rodrigues.
Nacionalmente, mais de 1,9 mil propriedades foram monitoradas e 68 mil animais,selecionados aleatoriamente, passaram por várias inspeções clínicas e colheitas sorológicas, seguindo critérios técnicos reconhecidos internacionalmente, e comprovando a ausência de circulação do vírus da febre aftosa na área.
Dos 8 estados reconhecidos nacionalmente como livres da febre aftosa, o Maranhão é o que possui o maior rebanho de bovinos e bubalinos, com aproximadamente 7,5 milhões de cabeças. O norte do Pará, segundo colocado, tem mais de 4,6 milhões de animais, possui o maior rebanho de búfalos, com mais de 450 mil cabeças.
Ministro busca reconhecimento internacional
Em outubro deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviará pleito à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) solicitando que a zona envolvendo esses estados também seja reconhecida internacionalmente como livre da doença. “Quando esses estados forem certificados pela OIE, 78% do território nacional será reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa, diminuindo as restrições de trânsito interno e possibilitando a abertura de vários mercados ainda inacessíveis para os produtos dessa zona”, informa o ministro. A expectativa é que o certificado da OIE seja obtido em maio de 2014.

Durante o seu discurso, o ministro da agricultura ressaltou que além de buscar o reconhecimento internacional desses estados, o Mapa também vai intensificar os trabalhos e conta com o empenho dos Governos Estaduais e da iniciativa privada para que os estados do Amapá, Roraima e a parte do Amazonas também consigam alcançar o reconhecimento da zona livre da febre aftosa.
Total de cabeças de gado nos estados livre da febre aftosa:
Ceará - 2.614.517
Alagoas - 1.296.489
Maranhão - 7.427.087
Pará - 4.453.501
Paraíba - 1.364.699
Pernambuco - 2.004.766
Piauí - 1.716.662
Rio Grande do Norte - 1.189.36
2

Nenhum comentário: