Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

COBERTURA DESABA E MATA PELO MENOS DUAS PESSOAS NA ARENA ITAQUERÃO;UMA DAS VÍTIMAS É CEARENSE.


Folhapress |camocim belo mar blog

Em nota, a Odebrecht diz que o guindaste tombou e que sua prioridade é 'oferecer assistência total às famílias das vítimas'


Uma das vítimas do acidente que aconteceu na tarde desta quarta-feira (27), no Itaquerão, era o cearense Ronaldo Oliveira dos Santos. O operário tinha 44 anos e no momento estava trabalhando na instalação das cadeiras da Arena. As informações foram dadas em primeira mão pelo site da Rádio Verdes Mares.
A última peça da cobertura que estava sendo instalada no Itaquerão desabou de um guindaste por volta das 12h50 (horário de Brasília) desta quarta-feira (27) , destruiu parte da arquibancada do futuro estádio do Corinthians e deixou mortos. A Odebrecht, construtora responsável pela obra, confirma a morte de ao menos dois operários: Fábio Luiz Pereira, 42, motorista/operador de Munck da empresa BHM, e Ronaldo Oliveira dos Santos, 44, montador da empresa Conecta.
O estádio do Itaquerão vai sediar a abertura da Copa do Mundo. FOTO: AGENCIA REUTERS
A secretaria de Saúde da capital também confirmou 2 mortos. Em nota, a Odebrecht diz que o guindaste tombou e que sua prioridade é "oferecer assistência total às famílias das vítimas". "Pouco antes das 13h, o guindaste, que içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio, tombou provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste -atingindo parcialmente a fachada em LED. A estrutura da arquibancada não foi comprometida.
Era a 38ª vez que esse tipo de procedimento realizava-se na obra, e uma peça de igual proporção foi instalada há pouco mais de uma semana no setor Sul do estádio", diz a nota. O ex-presidente do Corinthians e responsável pelas obras do Itaquerão, Andres Sanchez, afirmou nesta quarta-feira (27) que o acidente que aconteceu na arena corintiana foi uma fatalidade e evitou falar sobre o cronograma das obras. "Infelizmente acidentes acontecem. Estamos passando por um momento difícil. Não estamos pensando nisso [no cronograma]. A preocupação agora é atender as famílias", disse Andres Sanchez, que estava no local no momento do acidente.

O ex-presidente corintiano afirmou que a estrutura do local do acidente não foi comprometida. "Não teve comprometimento da estrutura. Estruturalmente afetou um pouco. Nada que comprometa." Frederico Barbosa, responsável pela obra, afirmou que a operação estava correta. "A operação estava correta. Nada fora do que estava programado. Agora é apurar o que está sendo feito", disse.
Fifa afirma ter ficado chocada com a notícia do acidente no estádio
O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse nesta quarta-feira (27) , por meio de sua conta na rede social Twitter, que a entidade aguarda informações mais precisas das autoridades para se pronunciar oficialmente sobre o acidente no estádio do Corinthians, em São Paulo. Ao menos dois operários morreram.
O departamento de comunicação da Fifa informou que a segurança dos trabalhadores nas obras do estádio da Copa é uma das prioridades da entidade, do COL (Comitê Organizador Local) e do governo federal. E ressaltou que a Fifa não vai especular qualquer alteração no status do Itaquerão como estádio da Copa antes de receber as informações das autoridades.
O Itaquerão receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014, dia 12 de junho, com jogo do Brasil contra adversário ainda não definido. Outras cinco partidas serão realizadas na Arena, inclusive uma das semifinais. Valcke disse também que está "extremamente chocado" com o ocorrido e que os pensamentos da entidade estão com a família das vítimas.
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, também por meio do Twitter escreveu que está muito entristecido com o ocorrido. Na próxima semana, Blatter, Valcke e toda a cúpula da Fifa estarão na Costa do Sauípe, na Bahia, para o sorteio dos grupos da Copa do Mundo, que será no dia 6 de dezembro.
O Ministro do Esporte também lamentou o Corinthians informou que as obras serão retomadas na próxima segunda-feira (2), ficando paralisadas 3 dias por luto. "O guindaste, que içava o último módulo da estrutura da cobertura metálica do estádio, tombou provocando a queda da peça sobre parte da área de circulação do prédio leste, atingindo parcialmente uma fachada. A estrutura da arquibancada não foi comprometida. Era a 38ª vez que esse tipo de procedimento realizava-se na obra e uma peça de igual proporção foi instalada há pouco mais de uma semana no setor sul do estádio. No momento, todos os esforços estão concentrados para oferecer assistência total às famílias das vítimas", informou a nota do clube.
Confira a galeria de fotos da Agência Brasil e Reuters: 

Nenhum comentário: