Powered By Blogger

domingo, 26 de janeiro de 2014

SOBRAL-CE QUER SE TRANSFORMAR EM UM 'MINI' VALE DO SILÍCIO.


A ideia de tornar o município em centro de pesquisa e estudo veio após missão sobralense aos Estados Unidos

Sobral. Em visita técnica ao Vale do Silício, o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, busca trazer novos investimentos, transformando assim o município em uma miniatura do centro de pesquisas e estudos norte americanos que hoje é referencial de inovação científica e tecnológica. Um dos motivos que levam a isso é o CityNext, que concentra a maior parte da população nas cidades em seis anos.

A viagem começou no início do mês com ampla agenda de reuniões, palestras e encontros com diversas empresas, onde a comitiva do prefeito, acompanhado do secretário chefe do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado, Alexandre Pereira, debateram assuntos como saúde, tecnologia e segurança e possíveis investimentos na cidade e no Estado.

Região na Califórnia concentra empresas que geram inovações científicas e tecnológicas
No dia 14 de janeiro, a visita foi ao Microsoft Technology Center (MTC), ocasião na qual foram realizadas quatro reuniões coordenadas e apresentadas pelo diretor da Microsoft de Soluções para Governo no Brasil, Helberth Soares, e diretora mundial da Microsoft em Estratégia para Governo, Traci Corazin.

No encontro foram apresentadas soluções tecnológicas para a área da Segurança Pública, como a solução Domain Awareness System (DAS), da Microsoft, utilizada pela Polícia de Nova York. A DAS é um grande sistema inteligente de câmeras, sensores e alarmes, capaz de indicar apenas os eventos e ocorrências que configurem suspeitas de acidentes, incidentes, crimes, criminosos ou outras informações.

Em Nova York, há 7,5 mil câmeras e cinco mil sensores, que são monitorados por somente cinco policiais. Uma parte interessante da solução é o uso de câmeras externas de terceiros, que são os parceiros da Polícia.


Foram demonstradas algumas funcionalidades, que possibilitaram ter a dimensão da solução completa e potencialmente eficaz para Sobral, que atualmente possui 20 câmeras de vídeo monitoramento.

City next
Outro tema abordado na visita foi o Cidades Inteligentes. A solução da Microsoft, chamada CityNext, apresenta pesquisa de que em até 2020, a população mundial estará concentrada em 70% nos centros urbanos, representando assim um PIB de 80%, e 80% do consumo de energia.

Para esse problema, a solução apresentada é dividir as pessoas em oito grandes áreas para possibilitar o desenvolvimento sócio-econômico em torno da inovação. Para a Prefeitura de Sobral,uma solução pode ser, por exemplo, criar um "mini" Vale do Silício no município.

Na ocasião, foi apresentado um painel aberto para a população municipal, criando uma plataforma de diversos serviços para o cidadão.

O CityNext reúne um ecossistema de soluções de parceiros, dispositivos e serviços que conectam uma variedade de funcionalidades das cidades, incluindo as seguintes: energia e água, construções e infraestrutura, transportes, segurança pública e justiça; turismo, lazer e cultura, educação, saúde e serviços sociais, administração pública. Já a solução tecnológica ´Portal da Transparência´ fornece dados abertos e disponibiliza serviços do Governo para os cidadãos.

O conceito é ´informação inspira ação, que por sua vez engaja a comunidade´. Pertence ao escopo do CityNext, mas é uma solução de uma empresa parceira da Microsoft, chamada Socrata, que trabalha com mais de 100 governos no mundo.

Desta empresa, participaram da reunião a Gerente Geral para América Latina, Pilar Wiencke e o ex-funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, Ian Kelley. Seu objetivo é redefinir o modo como os governos interagem com seus cidadãos, empresas, etc. a partir do tripé: criar empregos gerar receitas prover soluções para os problemas.

A equipe vem ao Brasil em fevereiro e visitará Sobral, que tem interesse em aplicar esse sistema na área de saúde. "Por ter uma gestão baseada em Orçamento Participativo e está em fase de implantação do MAPP, Sobral é uma cidade com potencial para usar esse tipo de solução e obter resultados concretos", avalia Veveu.

Inovação

O Vale do Silício está na Califórnia, Estados Unidos, e é uma região na qual se localiza um conjunto de empresas implantadas a partir da década de 1950 com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de circuitos eletrônicos, na eletrônica e informática. O Vale do Silício abrange várias cidades do estado da Califórnia.
 
Mais informações:

Prefeitura

Rua Viriato de Medeiros, 1250

Centro

Sobral

Telefone: (88) 3677.1100


JESSYCA RODRIGUESCOLABORADORA/camocim belo mmar blog

Nenhum comentário: