Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de março de 2014

EM FORTALEZA-CE,52 CRIANÇAS E ADOLESCENTTES AGUARDAM POR UMA FAMÍLIA.


Maioria dos pretendentes tem interesse em adotar crianças de 0 a 3 anos. Em 2013, a Vara de Infância e Juventude do Fórum registrou 14 processos de adoção finalizadosimagens cedida pelo google
Em Fortaleza, 345 pais estão habilitados para adotar e acolher um filho, de acordo com informações do setor de Cadastro de Adoção do Fórum Clóvis Beviláqua. Ao todo a cidade tem 24 abrigos onde, no total, 52 crianças e adolescentes aguardam por uma família no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). São aproximadamente seis famílias concorrendo para adotar uma criança. No entanto, conforme publicado no O POVO em setembro de 2013, 73% dos pretendentes tem interesse em adotar crianças de 0 a 3 anos de idade.  De acordo com informações do Fórum, há apenas uma criança nesta faixa etária disponível no cadastro.

Para discutir os problemas relativos aos processos adotivos de crianças e adolescentes em abrigos, foi realizado nesta quinta, 13, na Escola Superior de Magistratura do Ceará (Esmec), o seminário Adoção, a única opção, reunindo magistrados e servidores das varas de Infância e Adolescência do Ceará, além de especialistas de outros estados, para debater trabalhos e ações desenvolvidos  sobre o tema.

Em 2013, 14 processos de adoção foram finalizados em Fortaleza de acordo com o Cadastro Nacional de Adoção. O número cai para dez no ano de 2012. Existem em andamento 10 processos de adoção.


Como se cadastrar
De acordo com o defensor público do Núcleo de Atendimento da Defensoria e Infância e Juventude (Nadij), Tibério Melo, o primeiro passo para adoção é procurar o setor de adoção do Fórum Clóvis Beviláqua e se cadastrar no Cadastro Nacional de Adoção, mantido pelo Poder Judiciário.
Lá, será dado início ao processo de inscrição, que envolve a participação dos pais em cursos e palestras para capacitação e investigação dos pretendentes. Ao final do processo, os interessados passam a fazer parte de uma fila de espera, onde aguardam pela criança com o  perfil apontado.

Serviço
Tire dúvidas sobre o processo de adotivo no Núcleo de Atendimento da Defensoria na Infância e Juventude (Nadij). Telefone: 8616 8181

Nenhum comentário: