Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de março de 2014

VC REPÓRTER: OPERADORA DE TELEFONIA MÓVEL CONSTRÓI ANTENA IMPROVISADA DE ANDAIME EM FORTALEZA-CE.


Redação Web | camocim belo mar blog

Antiga torre estava enferrujada, por isso está sendo trocada


Antena de andaime da OI
Antena foi construída por andaimes e está segura apenas por cabos de aço
REDAÇÃO WEB
Antena de andaime da OI
Uma base está sendo construída para instalação de uma nova antena
REDAÇÃO WEB
A construção improvisada de uma antena de telefonia móvel está preocupando a população no bairro Caça e Pesca. A torre, instalada em uma região de alta tensão, foi construída por andaimes e está segura apenas por cabos de aço. A denúncia foi enviada à redação web doDiário do Nordeste através da ferramenta VC Repórter
Implantada em um terreno na Avenida Dioguinho, a antena de andaimes é um equipamento provisório que está suprindo a demanda enquanto a antena permanente é substituída. O local está em obras e, de acordo com operários, a antiga torre estava enferrujada, por isso está sendo trocada. No atual estágio das obras, uma base está sendo construída para o novo equipamento ser instalado.

Ainda conforme os operários, a antena era compartilhada por 3 operadoras. Em nota, aClaro informou que a antena não a pertence. Já a OI afirma que a estrutura não oferece riscos aos pedestres e não interfere no funcionamento do serviço de telefonia móvel. A empresa acrescenta que o processo de substituição será finalizado no início de abril.

A antena construída por andaimes também não pertence a TIM. Em nota a companhia afirma: “a TIM informa que a torre em questão não pertence à operadora. A empresa reforça que seus serviços continuam sendo prestados normalmente na localidade sem oferecer qualquer risco à população”.
Seuma é responsável pela concessão de licenças e fiscalização das antenas
Procurada pela Redação Web do Diário do Nordeste, a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) afirma que é necessáriolicenciamento ambiental para a instalação de sistemas de transmissão e recepção de rádio, televisão, telefonia, telecomunicação em geral e outros sistemas transmissores ou receptores de radiação eletromagnética não ionizante.
A Seuma informa que para emitir a documentação é necessário o cumprimento de algumas recomendações. “Entre as especificações estão os recuos que as antenas devem respeitar no interior da área do terreno, visando não apenas a proteção da paisagem urbana, como a segurança da vizinhança em relação aos campos elétricos, magnéticos ou eletromagnéticos; e a altura permitida da estrutura, que deve respeitar a estabelecida pelo Plano Diretor, bem como as normas do Comando Aéreo Regional (Comar)”.
As fiscalizações das antenas de telefonia móvel também é de responsabilidade da secretaria. Em nota, a Seuma esclarece que as irregularidades das torres telefônicas são fiscalizadas através de denúncias e que a população pode entrar em contato pelo telefone (85) 3452.6923 ou pelo site da secretaria.

Nenhum comentário: