Powered By Blogger

terça-feira, 8 de abril de 2014

O PAPA FRANCISCO INICIA BEATIFICAÇÃO DE MADRE BRASILEIRA.


Após a oficialização da canonização de José de Anchieta --terceiro santo brasileiro--, o papa Francisco assinou hoje decreto que reconhece "virtudes heroicas" da madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, fundadora das Missionárias de Maria Imaculada, falecida em 1972. 
Segundo a Rádio Vaticano, canal da Santa Sé, o pontífice recebeu o prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal Ângelo Amato, para assinar os decretos que, além da brasileira, inclui religiosos e religiosas da Espanha, Itália e França. 
A religiosa está no segundo passo da canonização --conhecido como "Venerável", no qual o Vaticano reconhece o martírio ou as virtudes heroicas. Com isso, os fieis podem rezar em seu nome, mas não podem ser construídas igrejas ou realizadas missas. 
O primeiro passo para canonização é chamado de "Servo de Deus" e começa com a autorização do bispo local para dar início ao processo de canonização. 
Agora, a religiosa vai para o terceiro passo, que consiste na beatificação, ou seja, no reconhecido de um martírio ou de um milagre. Nesse estágio, há ainda a possibilidade de beatificar um candidato por sua fama de santidade, mesmo sem um milagre. 
Por fim, a canonização é declarada pela comprovação de um segundo milagre ou pela amplitude de sua devoção, como aconteceu com José de Anchieta, e o papa assina decreto elevando o religioso a santo. 
Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico nasceu em São Paulo no dia 20 de janeiro de 1901, recebendo o nome de Dulce Rodrigues dos Santos, e morreu em São José dos Campos em 1972.
Além de José de Anchieta (nascido nas Ilhas Canárias), o Brasil tem outros dois santos, Madre Paulina (nascida na Itália), canonizada em 2002 --60 anos após sua morte, e Frei Galvão, único santo nascido no Brasil, que recebeu o título em 2007, depois de 185 anos.  https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=9222759691386679972

Nenhum comentário: