Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de abril de 2014

PAIXÃO EM CENA.

ESPECIAL

Com a chegada da Semana Santa, as tradicionais encenações da Paixão de Cristo ganham destaque na programação cultural de Fortaleza e Região Metropolitana. Confira o roteiro com os principais espetáculos


Image-0-Artigo-1592246-1
“Jesus, o Cristo” será encenado em Maracanaú e Pacajus
Image-1-Artigo-1592246-1
“Paixão de Cristo” ganha a Praça Verde do Dragão do Mar e promete emocionar o público
Image-8-Artigo-1592246-1
“Gólgota, o musical” poderá ser conferido no José Walter
Image-6-Artigo-1592246-1
“A paixão de Cristo - O sentido da vida” é uma produção da comunidade Shalom, apresentada no Ginásio Paulo Sarasate
Image-5-Artigo-1592246-1
“Òpera Sacra - Paixão de Cristo” emocionará os fieis na praça Farol de Paracuru
Image-3-Artigo-1592246-1
Image-4-Artigo-1592246-1
Image-7-Artigo-1592246-1
Feriado católico mais significativo para os brasileiros, a Semana Santa guarda muitas tradições que vão além da distribuição dos ovos de chocolate no domingo de Páscoa. As várias festividades que envolvem a data contam com missas especiais, procissões, costumes antigos como o jejum e a opção por não comer carne vermelha na sexta-feira, em respeito à morte de Jesus.
No entanto, uma das mais lembradas são as encenações da Paixão de Cristo, feitas por grupos religiosos, Igrejas e companhias teatrais, mostrando passagens emblemáticas da história de Cristo, como a convivência com os apóstolos, a partilha do pão, o lava-pés, a traição de Judas, o calvário de Jesus e, o mais importante, a Ressurreição.
Na Capital e no interior no Estado, a tradição continua, com espetáculos de diferentes formatos, a céu aberto, com clowns e até musicais. Em Fortaleza, duas grandes encenações se destacam neste fim de semana. Na Praça Verde do Dragão do Mar, no sábado (18) e domingo (19), a partir das 18h, haverá a apresentação gratuita da “A Paixão de Cristo”, da companhia teatral Comédia Cearense.

Em um formato diferente, com um grande palco ao ar livre, terá, na abertura, recital sacro e de canto de coral, em uma parceria com o Instituto Solaris e apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Governo do Estado do Ceará.
A infraestrutura tem ainda técnica de som digital, show pirotécnico, iluminação, efeitos visuais e figurino elaborado, envolvendo mais de 300 profissionais, entre atores, figurantes e técnicos de produção. É uma montagem genuinamente cearense produzida e dirigida pelo talentoso Haroldo Serra. 
Durante cerca de duas horas de encenação, 35 atores reunirão um público de aproximadamente oito mil pessoas em cada dia, em um espetáculo cristão e ecumênico sobre amor e fé que pretende inspirar a todos.
Grande produção
Na segunda-feira (21), às 19h, a Comunidade Católica Shalom realiza, pela terceira vez, o espetáculo gratuito “A Paixão de Cristo – O sentido da vida”, no Ginásio Paulo Sarasate, que conta com mais de 110 atores e tem roteiro baseado no Evangelho de São João. 
A encenação iniciou-se na missão da comunidade em Natal (RN), onde já foram realizadas dez edições. Tem como prelúdio a apresentação o Canto das Írias. Nos demais atos, é apresentada a vida pública de Jesus até o envio do Espírito Santo no Pentecostes, passando pela Crucificação e Ressurreição.
Musical
Em um formato diferenciado, o “Gólgota: a Paixão de Cristo de Fortaleza” é um espetáculo de teatro ao ar livre realizado há mais de 20 anos no bairro Prefeito José Walter, pela Associação Régis Carlos Albuquerque por meio de seu grupo artístico Populart.
As apresentações, que começaram ontem, seguem até domingo, às 19h. Com base no Artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, procura incentivar adolescentes e jovens a conhecerem e entrarem para o mundo das artes e da cultura, promovendo a formação artística, cultural e social por meio dos ensinamentos do Filho de Deus e do questionamento da realidade em que vivemos.
O musical, concebido diante de processos laboriosos de pesquisas e debates, inspirado em livros, teorias teatrais, na vivência política, social e cultural de cada um dos jovens envolvidos, influencia-os a transformar a “divindade” de Jesus em algo mais palpável e humano.
Pelo Ceará
“Jesus, o Cristo”, com elenco de 112 atores, traz a encenação da Paixão de Cristo produzida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Já emocionou mais de 8 mil pessoas em apresentações itinerantes por Fortaleza e Região Metropolitana.
Cenários, figurinos e a cuidadosa atuação dos personagens contribuem para transpor o espectador à época da Paixão de Cristo, revivendo a maior história de amor que o mundo já conheceu. 
Dirigido pelo ator e diretor Cícero Medeiros, mostra algumas das passagens enriquecidas por performances musicais. Será apresentado hoje, às 20h, em Maracanaú, e amanhã, às 18h, em Pacajus, ambos com entrada gratuita. 
De forma irreverente, o “Pétalas” tenta promover a Paz, rememorando a trajetória de Cristo através de ma releitura ousada da Paixão. Pode ser visto amanhã, às 18h30, na Praça Matriz de Limoeiro do Norte, e 20h30, na Praça Matriz de Russas.
Do grupo Pavilhão da Magnólia, mostrará elementos do folclore popular, humor e crítica social, apresentando-se gratuitamente ao ar livre, com canções, folguedos, danças. Busca trazer a realidade contemporânea e o amor para o público. Um bom exemplo disso é a cruz simbolizada por uma rosa e Jesus fugindo de estereótipos.
Já a “Opera Sacra da Paixão de Cristo”, com direção de Alex Santiago, da Cia de Dança de Paracuru, é adaptado da obra “Jesus de Nazaré”, de Franco Zefirelli. Apresentado gratuitamente hoje na Praça Farol de Paracuru, reúne cerca de180 artistas, entre atores, bailarinos, músicos e figurantes. 
É dublado, composto por 18 cenas em 1h20min de duração, com início às 20 horas. 
O tema deste ano é “Jesus Vive”, abordando as lições de vida que Jesus deixou para a humanidade.

Mais informações
Paixão de Cristo
Dias 18 e 19, às 18h, na Praça Verde do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81). Gratuito. Tel.: 32612022.
Pétalas
Dia 19, às 18h30, na Praça Matriz de Limoeiro do Norte, e 20h30, na Praça Matriz de Russas. Gratuito. Tel.: 8654-6804.
Ópera Sacra Paixão de Cristo
Dia 18, às 20h, na Praça do Farol, em Paracuru. Gratuito. Tel.: 8788.1551.
A Paixão de Cristo - O sentido da vida
Dia 21, às 19h, no Ginásio Paulo Sarasate (Rua Idelfonso Albano, 2050, Centro). Gratuito. Tel.: 3295.4583
Jesus, o Cristo
Dia 18, às 20h, na Trav. Miguel Alves, 61 - Maracanaú. Dia 19, às 18h, na Rua Prof. Hermínia de Mendonça, 157 - Pacajus. Gratuito. Tel.: 8794-6654.
Gólgota - O musical
Dias 17 a 20, às 19h, no Complexo Cênico Golgota: Paixão de Cristo de Fortaleza (Campo do Mercado - Bairro Prefeito José Walter). Ingressos: R$ 2. Tel.:
Anamélia Sampaio
Repórter
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=4410991111773204142Image-7-Artigo-1592246-1

Nenhum comentário: