Powered By Blogger

terça-feira, 1 de abril de 2014

TERREMOTO PROVOCA ONDAS DE MAIS DOIS METROS DE ALTURA NO CHILE.


O tremor ocorreu às 20h46, com o epicentro situado 89 km a sudoeste de Cuya, a uma profundidade de 46,4 km

 (TelesurTV/ Twitter)


Santiago - Um terremoto de 8,2 graus de magnitude abalou nesta terça-feira a costa norte do Chile, provocando ondas de mais de dois metros, informaram o Bureau Nacional de Emergências chileno e funcionários dos Estados Unidos.

O tremor ocorreu às 20h46 (20h46 Brasília), com o epicentro situado 89 km a sudoeste de Cuya, a uma profundidade de 46,4 km, segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile.

De acordo com um funcionário americano, o terremoto gerou ondas de até 2,11 metros.

Na costa do Peru, uma onda de cerca de um metro atingiu o litoral de Tacna, na fronteira com o Chile, "o que representa que não há risco de tsunami, mas é necessário adotar medidas de segurança", informou o comandante da Marinha, Colbert Ruiz.

Imagens da TV chilena mostraram a população abandonando as regiões costeiras, de forma ordenada, formando longas filas de automóveis. Segundo o ministério do Interior, o fenômeno não provocou vítimas ou danos significativos.

O tremor foi sentido nas regiões chilenas de Arica, Iquique e Antofagasta, fazendo soar as sirenes de alerta em diversas cidades do litoral norte.

No Peru, o terremoto abalou as regiões de Tacna, Arequipa e Moquegua, e com menor intensidade, a zona de Puno, segundo o Instituto Geofísico.

Nas regiões de Tacna, Arequipa e Moquegua o abalo interrompeu o fornecimento de energia e as comunicações, segundo a Defesa Civil, que não registrou vítimas ou danos materiais significativos.

No Equador, o próprio presidente, Rafael Correa, anunciou no Twitter que todos na costa deveriam "ficar atentos e preparados".

A Secretaria-Geral de Riscos acionou o alerta vermelho na costa equatoriana. A advertência envolveu a ilha de Baltra, no arquipélago de Galápagos, a província de Esmeraldas e as praias de La Libertad, na província de Santa Elena, próxima ao porto de Guayaquil, no sudoeste e noroeste do Equador.

O Serviço Sismológico e Geológico dos Estados Unidos (USGS) informou que o terremoto atingiu 8 graus de magnitude, com epicentro situado a uma profundidade de 10 km.

Logo após o tremor, "o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha (Shoa) chilena determinou a evacuação de todo o litoral do Chile", segundo o diretor do Bureau Nacional de Emergências (Onemi), Ricardo Toro.

O Pacific Tsunami Warning Center, baseado no Havaí, também emitiu alerta de tsunami.

Em 2010, o Chile sofreu um terremoto seguido por tsunami que atingiu o centro-sul do país, matando mais de 500 pessoas e causando um prejuízo de 30 bilhões de dólares.

Nenhum comentário: