Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de junho de 2014

CORTEJO DO PAU DA BANDEIRA REÚNE CERCA DE 250 MIL FIÉIS EM BARBALHA-CE.

BARBALHA

Os grupos de tradição saíram da igreja em direção ao largo do Rosário, onde houve a abertura oficial


Image-0-Artigo-1626348-1
O hasteamento da bandeira de Santo Antônio aconteceu por volta das 18h30, após manhã e tarde de intensas atividades festivas, religiosas e culturais, desenvolvidas também por grupos de tradições da cidade
FOTO: BRUNO GOMES
Barbalha. Com milhares de pessoas nas ruas deste município, teve início ontem, a festa considerada a abertura dos festejos juninos regionais e a maior do Brasil em louvo a Santo Antônio. A Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha estima que cerca de 250 mil pessoas passaram pela cidade neste domingo. O hasteamento da bandeira do padroeiro aconteceu por volta das 18h30m.
Por mais de sete horas, centenas de homens carregaram o pau da bandeira, que se tornou um dos símbolos mais representativos da festa. À noite, depois de 6 quilômetros de percurso do sítio São Joaquim ao Centro Histórico da cidade, foi finalmente hasteado o pau da bandeira de Santo Antônio, de frente à matriz que tem o nome do padroeiro. Até o encerramento das comemorações, no dia 13, devem passar pela cidade, cerca de meio milhão de pessoas.
Um cortejo dos grupos de tradição saiu da igreja por volta das 11 horas, em direção ao largo do Rosário, onde houve a abertura oficial pelas autoridades. O secretário de Cultura e Turismo, Antônio de Luna, destacou a abertura da festa com a conquista este ano do registro da tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha como patrimônio histórico para o Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O tronco de uma rama branca, com mais de 23 metros e cerca de 2,5 toneladas foi escolhido cerca de 20 dias antes da festa e passou 11 dias na 'cama do pau' secando, para ser transportado pelos fiéis carregadores. É um dos mais pesados dos últimos anos. São mais de 200 pessoas, conforme o capitão do pau da bandeira, Rildo Teles, que desde 2001, vem comandando o cortejo. Segundo ele, todos os detalhes para o carregamento são acertados e o último momento antes de cumprir a missão é pedir a bênção ao padroeiro, na missa de abertura oficial do domingo, antes de seguir para o sítio São Joaquim.
Riscos
A todo momento as pessoas são alertadas do risco, por conta do tronco. A carroça com a famosa cachacinha do vigário vai ao encontro da multidão de homens, já exaustos, mas concentrados na tarefa de horas. Uma das reclamações de alguns os carregadores é quando a ausência de policiais e agentes do trânsito no local, o que imprime um risco maior, por conta de grande número de veículos transitando e pessoas embriagadas. E junto de uma multidão de homens, se encontra uma mulher. A dona de casa Ester Sales, que já perdeu a conta de quantos ajuda a carregar o mastro da bandeira de Santo Antônio. Segurando a corda no final do tronco, ela com mais um grupo de carregadores, ajuda no equilíbrio do mastro.
O pároco da matriz, Cícero Alencar, afirma que este é o 304º ano de comemoração da festa alusiva ao santo, considerado casamenteiro. Há mais de 100 anos, a festa de Barbalha acontece com o carregamento do pau da bandeira. Antes os grupos de pifeiros acompanhavam o trajeto, mas atualmente essa tarefa chega a ser penosa, por conta dos riscos. Para o pároco, existe o aspecto profano, mas a fé das pessoas em Santo Antônio predomina. Segundo ele, em todas essas manifestações está à frente o padroeiro, o motivo maior de todas elas.
Mais informações:
Secretaria de Cultura e Turismo de Barbalha
Rua da Matriz, 25
Centro
Telefone: (88) 3532.1708
Elizângela Santos
Repórter
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=1087603543981229799

Nenhum comentário: