Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de junho de 2014

MESMO EM OBRA,AEROPORTO DO CEARÁ É 'ADEQUADO' PARA COPA,DIZ MINISTRO.


Obras de ampliação não foram concluídas e 'puxadinho' foi instalado.
Infraero não tem data definida para conclusão das obras.

G1 CE
Apesar da lentidão, Infraero diz reforma estará pronta até a Copa do Mundo (Foto: Portal da Copa/Divulgação)
Infraero diz reforma não estará pronta até a Copa do Mundo (Foto: Portal da Copa/Divulgação)
“O aeroporto de Fortaleza está absolutamente adequado para receber bem os passageiros durante a Copa do Mundo 2014”. Essa foi a avaliação do Ministro Moreira Franco, da Secretaria da Avião Civil, durante visita de inspeção ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, nesta quarta-feira (4). Além de Fortaleza, o ministro visitou outros aeroportos das cidades sede da Copa do Mundo. “Eu reasseguro o que tenho dito: a infraestrutura dos aeroportos está pronta e preparada para atender à demanda da Copa”, reafirmou o ministro.

As obras do aeroporto de Fortaleza prometidas para Copa estão inacabadas, e o terminal recebeu uma estrutura provisória para o evento. O “puxadinho” está em operação desde o dia 23 de maio. Com 1,2 mil m², o terminal provisório foi construído porque o Consórcio contratado para realizar as obras de ampliação do Pinto Martins não cumpriu os prazos estabelecidos no contrato. O “puxadinho” está localizado ao lado do terminal de cargas, em frente ao novo pátio de aeronaves e será desmontado em agosto.
Puxadinho (Foto: Infraero/Divulgação)Puxadinho (Foto: Infraero/Divulgação)
Segundo a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a área tem capacidade para receber 400 mil passageiros e eleva a capacidade total do aeroporto para 6,9 milhões de passageiros/ano. O terminal tem serviços de uma sala de embarque normal, com quatro portões de embarque, sanitários e monitores dos voos.
Com um custo de R$ 1,79 milhão, o Aeroporto Internacional Pinto Martins será o único com estrutura provisória entre as cidades sede da Copa do Mundo.  Os passageiros fazem o check-in no aeroporto e são levados de ônibus até o terminal provisório, onde de lá embarcarão. Os passageiros sairão do “puxadinho” e deverão ir a pé ou de ônibus até as aeronaves estacionadas no pátio. Durante a Copa do Mundo, cinco ônibus farão o transporte dos passageiros.
Reinício
O contrato com o Consórcio responsável pelas  obras do Pinto Martins foi rescindido por determinação da Justiça Federal e outra empresa deverá ser contratada para concluir as obras. “A rescisão [do contrato] já foi publicado no Diário Oficial da União. Nós estamos iniciando a fase de perícia do que foi feito para que seja feito o acerto judicial [...]. Já entramos em contato com as empresas  que participaram da licitação para que elas possam assumir a obra. Esperamos que no máximo em 60 dias essa obra possa ser retomada”, explica Gustavo Vale, presidente da Infraero.
De acordo com o ministro Moreira Franco, as obras de ampliação do Aeroporto de Fortaleza serão retomadas logo após a Copa do Mundo, mas ainda não existe prazo para a conclusão. “A data para a conclusão da obra passa pela data da assinatura do novo contrato [com outra empresa]. Estou trabalhado com a Infraero para que imediatamente após a Copa, Fortaleza já tenha uma nova empresa para concluir as obras”, acredita o ministro.

Obra
A obra do aeroporto de Fortaleza é dividida em duas fases, a segunda a ser concluída apenas em 2017. Após a ampliação, o número de pontes de embarque vai aumentar de sete para 16, e o terminal de passageiros será ampliado de 38 mil metros quadrados para 133 mil metros quadrados. O investimento total é de R$ 350 milhões. Atualmente o aeroporto tem capacidade para atender 6,9 milhões de passageiros por ano. A demanda para todo o ano de 2014 é estimada em 6,8 milhões. Com a segunda etapa concluída, a capacidade será de 11,2 milhões.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=7670806216055426655

Nenhum comentário: