Powered By Blogger

sexta-feira, 25 de julho de 2014

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 52ª- EXPONORTE 2014.


DIA 29 (terça feira)
19h - ABERTURA no Auditório do Parque de Exposições
         (Exposição de Animais, Rodeio e Touro Mecânico)
Dia 30 (quarta feira)
8h às 12h:
 - Encontro Regional dos Técnicos da EMATERCE, facilitadores Jáder Albuquerque e Inucência Freire (EMATERCE). Local: Auditório do Parque de Exposições
- Passo a Passo para a certificação das Casas de Mel, facilitador José Xavier leal Neto (ADAGRI e SEBRAE). Local: Sala Climatizada do Parque de Exposições
14h às 17h:
- II Encontro dos Agricultores de Base Familiar – CDLAF / PAA  e PNAE. Facilitadora Ana Paula  (SEAGRI e SEBRAE). Local: Auditório do Parque de Exposições
14h às 16h:
- Tecnologias Sociais de Convivência com o Semiárido. Facilitadora Lurdes Camilo. Local: Sala Climatizada do Parque de Exposições
Dia 31 (quinta feira)
5h às 7h:
- Concurso de Cabra Leiteira (DAS, SEAGRI, ACNEC). Local: Toldo
8h às 10h:
- Palestra: Perspectiva do Projeto Pimenta Tabasco na Geração de Renda para o Produtor Rural. Facilitador Alberto Sá (SEAGRI).  Local: Sala do DAE
8h às 12h:
- I Encontro da Galinha Caipira: Padronização Técnica na Criação de Aves Caipira. Facilitadora Dra. Adriane Paixão(ADAGRI). Local: Auditório do Parque de Exposições (SEAGRI, UVA e EMATERCE)
10h às 12h:
- Palestra: Piscicultura. (SAP e SEAGRI). Local: Sala do DAE
14h às 18h:
- I Encontro da Galinha Caipira: Padronização Técnica na Criação de Aves Caipira. Facilitadores M.Sc. Josefa Dêis Brito, Dra. Claudia Goulart e Dr. Nicolau de Lima. Local: Auditório do Parque de Exposições (SEAGRI, UVA e EMATERCE)
Dia 1º (sexta feira)
5h às 7h:
- Concurso de Cabra Leiteira (DAS, SEAGRI, ACNEC). Local: Toldo
8h às 10h:
- Financiamento para Agroindústria Familiar (BNB, BB e SEBRAE). Local: Sala Climatizada do Parque de Exposições
8h às 11h:
- Boas Práticas de Ordenha. Facilitador Leandro (EMBRAPA Caprinos e
Ovinos). Local: Toldo
8h às 12h:
- I Encontro da Galinha Caipira: Padronização Técnica na Criação de Ave Caipira. Facilitadora Dra. Ana Sancha Malveira. Local: Auditório do Parque de Exposições (SEAGRI, UVA e EMATERCE)
8h às 10h:
- Passo a Passo Para Certificação  das Agroindústrias de Base Familiar. Facilitadora Dra. Adriane Paixão (Adagri). Local: Sala do DAE.
10h às 12h:
- Palestra: Como Constituir uma Cooperativa para Agricultores de Base Familiar. Facilitador do SEBRAE (SEAGRI,SEBRAE, OCB/ SESCOOP). Local: Sala do DAE.
- Projeto Leite Ceará. Facilitador: Raimundo Reis (SEAGRI, ACNEC, DAS e SEBRAE). Local: Sala Climatizada do Parque de Exposições.
14h às 18h:
- Encontro dos Secretários da Agricultura da Zona Norte: Regulamentação do Sistema de Inspeção Municipal – SIM e Adequação das Agroindústrias Familiares. Facilitadora Dra. Adriane Paixão. MDA/SDT, SEAGRI, ADAGRI, SEBRAE, UVA, EMATERCE e PREFEITURAS MUNICIPAIS. Local: Sala do DAE.
14h às 17h:
- Palma Forrageira: Uma Alternativa de Convivência com o Semiárido. Facilitador Jorge José Prado Gondim de Oliveira (FAEC / SENAR). Local: Auditório do Parque de Exposições
18h às 22h:
- II Festival Gastronômico da Galinha Caipira(SEAGRI, IDETAGRO e SEBRAE). Local: Terraço
Dia 2 (sábado)
5h às 7h:
- Concurso de Cabra Leiteira (SDA, SEAGRI, ACNEC). Local: Toldo
13h às 17h:
- I Encontro da Juventude Rural: Caravana da Juventude Rural. Facilitador Igor Bezerra (COOJUV e SEAGRI)
                                     13h – Credenciamento
                                     14h – Momento Cultural
15h – Abertura da Mesa com a presença da secretária Luíza Barreto(SEAGRI), Igor Bezerra (COOJUV), Renata (STTR), Sueline Cavalcante (SEAGRI), Representantes do Governo Estadual / Federa15h30m – Palestra: Políticas Publicas para Juventude Rural. Encaminhamentos: Formação do Grupo de Trabalho da Juventude Rural. Agenda da Caravana da Juventude Rural;
17h – Encerramento: Maracatu – Nação Tremembé   Aracatiaçu e Banda de Rock
 14h às 17h:
- Mini-curso de Irrigação Localizada. Facilitador Marco Rosa (IFCE Sobral). Local: Sala Climatizada do Parque de Exposições.
Dia 3 (Domingo)
8h às 9h:
- Premiações (SDA, SEAGRI, IDETAGRO, ACNEC). Local: Toldo.
PROGRAMAÇÃO CULTURAL 52ª EXPONORTE
Dia 29 (terça feira)
17h às 23h:
- RODEIO. Local: Pista de Vaquejada
18h às 20h:
- Doré do Acordeon (SESC). Local: ÁREA DPS STAND’S
20h às 21h:
- Apresentação de Quadrilha (SECULT/SOBRAL). Local: ÁREA DPS STAND’S
Dia 30 (quarta feira)
17h às 23h:
- RODEIO. Local: Pista de Vaquejada
18h às 20h:
- Show Musical com Tchesco (SESC/SOBRAL). Local: ÁREA DPS STAND’S
20h às 21h:
- Apresentação de Quadrilha (SECULT/SOBRAL). Local: ÁREA DPS STAND’S
Dia 31 (quinta feira)
17h às 23h:

- RODEIO. Local: Pista de Vaquejada
18h às 20h:
- Show Musical com Negão do Norte (SESC/SOBRAL). Local: ÁREA DPS STAND’S
20h às 21h:
- Apresentação de Quadrilha (SECULT/SOBRAL). Local: ÁREA DPS STAND’S
Dia 1 (sexta feira)
17h às 23h:
- RODEIO. Local: Pista de Vaquejada
17h às 18h:
- Show Musical com Rosinha do Acordeon (SEAGRI). Local: ÁREA DPS STAND’S
18h às 19h:
- Dança das Peneiras de Jaibaras (SEAGRI). Local: ÁREA DPS STAND’S
Dia 2 (Sábado)
17h às 23h:
- RODEIO. Local: Pista de Vaquejada
17h às 18h:
- Maracatu: Nação Tremembé ARACAITIAÇU (SEAGRI). Local: ÁREA DPS STAND’S
18h às 20h:
- Grupo Desafio (SESC). Local: ÁREA DPS STAND’S
EXPONORTE inova em sua 52ª Edição de 2014 
A 52ª Edição da  Exposição Agropecuária e Industrial da Zona Norte do Ceará – EXPONORTE, que será realizada entre os dias 29 de julho e 3 de agosto no Parque de Exposições João Passos Dias, se prepara para receber inúmeras inovações que contribuirão para dar um “up grade” na sua programação em relação as edições passadas.
A EXPONORTE, a mais tradicional exposição agropecuária da Região Norte do Ceará, contará este ano, com uma programação cultural diversificada que inclui apresentações de violeiros, do Reisado da Lagoa da Cruz, do Maracatu Nação Tremembés, Quadrilhas, Dança da Peneira do Grupo dos idosos de Jaibaras, Shows Musicais e Rodeio, tudo associado a uma decoração que evocará os aspectos regionais da nossa cultura.
As novidades estão associadas às discussões no âmbito da Agricultura Familiar com a realização do IV Encontro de Secretários Municipais das Secretarias da Agricultura do Estado , do I Encontro da Juventude Rural, do I Encontro da Galinha Caipira, II Encontro do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e do Festival Gastronômico da Galinha Caipira que inclui oficinas e o II Festival da Galinha Caipira entre restaurantes de Sobral.
O II Festival da Galinha Caipira terá início com a realização dos cursos gastronômicos nos dias 30 e 31 e encerrará com o Festival Gastronômico da Galinha Caipira no dia 1 de agosto, às 19h.
A realização da 52ª EXPONORTE é da Prefeitura de Sobral por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária(SEAGRI) em conjunto com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário(SDA), com a Associação dos Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará (ACNEC), SEBRAE e IDETAGRO com apoio de diversos parceiros como UVA, SESC, SENAC, SESI, EMATERCE, BNB, BB, CEF, FETRAECE, STTR, IFCE, entre outros.
 I ENCONTRO DA GALINHA CAIPIRA DA REGIÃO NORTE DO CEARÁ      
O Encontro que acontecerá nos dias 31 de julho e 1 de agosto é uma realização da Secretaria da Agricultura e Pecuária (SEAGRI) e Universidade Estadual Vale do Acarau – UVA e tem como tema as Padronizações técnicas da criação de aves caipiras. A programação do evento inclui palestras e mesa redonda e é destinado a técnicos, criadores, estudantes e fornecedores. As inscrições serão realizadas na SEAGRI ou no dia do Encontro. Confira a programação no site da Secretaria:  http://www.sobral.ce.gov.br/site_novo/sec/agricultura/ ou pelo fone: (88) 3611 5835.
EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS
Exposição da 52ª EXPONORTE deste ano apresentará um maior numero de animais de elite de várias raças de bovinos, caprinos, ovinos e equinos.Os animais de elite bovina participarão de concurso de pista onde serão avaliadas todas as qualidades zootécnicas. As raças bovinas em destaque são: a raça Gir, Girolanda, Jersey e Simental. A raça Jersey e Girolanda terão avaliação no quesito produção de leite  com premiação para as melhores produtoras de cada raça.
Entre os ovinos, a raça Santa Inês concorrerá em julgamento ranqueado, ou seja, as pontuações dos respectivos campeões contarão pontos para o ranking nacional que acontecerá no final do ano. As outras raças ovinas competirão na categoria de cada raça. Entre elas estão: Somalis Brasileiro, Dorper , Morada Nova e Cariri.
Os caprinos serão representados pelas raças Aglonubianas, Saanem , Pardo Alpina e Murciana.
A novidade da Exposição neste ano será a inclusão do I Concurso Leiteiro de cabras SRDpertencentes aos agricultores familiares com participação de animais de varias localidades do município de Sobral e municípios vizinhos como Cariré, Santana do Acarau e Monsenhor Tabosa. As campeãs receberão premiação por categoria: cabras jovens, semijovens e adultas.
A abertuda da Exposição será no dia 29 prosseguindo até 3 de agosto com o comércio de reprodutores e matrizes de bovinos, caprinos, ovinos e equinos.
Fonte: Secretaria da Agricultura e Pecuária(SEAGRI).
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=4184526149021610844

Nenhum comentário: