Powered By Blogger

domingo, 27 de julho de 2014

COSTA CONCORDIA SE PREPARA PARA ATRACAR NO PORTO ONDE SERÁ DEMOLIDO.

Navio chega a Gênova após ser rebocado do local do naufrágio.

Acidente ocorreu há dois anos e meio, matando 32 na costa italiana.

Do G1, em São Paulo/CBM
Navio Costa Concórdia é rebocado perto do porto de Gênova, na Itália, onde será atracado e desmontado (Foto: Stefano Rellandini/Reuters)Navio Costa Concórdia é rebocado perto do porto de Gênova, na Itália, onde será atracado e desmontado (Foto: Stefano Rellandini/Reuters)
O navio Costa Concórdia, que naufragou em 13 de janeiro de 2012 causando a morte de 32 pessoas e ferindo outras 64 na costa da Itália, está nas águas da costa de Gênova e se prepara para ser atracado no porto neste domingo (27). A embarcação, que será desmantelada, havia deixado a Ilha de Giglio na última quarta-feira (23). O navio estava no local desde o naufrágio.
Após a chegada no porto, os técnicos responsáveis ​​pelas operações do Costa Concordia vão iniciar as manobras necessárias para atracar o navio, em um processo que deve durar cerca de 6 horas.

A demolição total do navio será realizada em duas áreas dentro do porto genovês: o estaleiro de Prà-Voltri e o de Sampierdarena. Todo o processo deve levar 22 meses.

Em Prà Volti, o cruzeiro permanecerá quatro meses nos quais os trabalhadores do porto retirarão todo tipo de mobília que não seja metálica. Posteriormente, o Costa Concordia será transferido para o estaleiro de Sampierdarena, onde se procederá a sua demolição, transformado já em uma enorme massa metálica.


Operação
Na quarta-feira (23), cerca de 1.500 habitantes da ilha comemoraram com aplausos, cantos e apitos a saída do chamado "Titanic do século XXI", enquanto os sinos das igrejas soavam em memória das vítimas do naufrágio.
Durante o transporte do Costa Concórdia, que pesa 112.000 toneladas, a flutuação foi possível graças a 30 recipientes repletos de ar que o cercavam e que cumprem a função de flutuadores. A operação foi vigiada por 12 embarcações. Cruzeiro foi conduzido a uma velocidade de cerca de 4 km/h.
Acusação
O capitão do navio, Francesco Schettino, está sendo julgado pelas acusações de homicídio culposo, causando um naufrágio por ter navegado muito perto da costa para "saudar" o porto, e por abandonar o navio. Ele contesta as acusações.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=6585036084112610267

Nenhum comentário: