Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de julho de 2014

SUSPENSÃO ATINGE NOVE CIDADES DO CEARÁ.

OPERAÇÃO PIPA

Interrupção do fornecimento de água para as comunidades da zona rural é temporária, segundo o Exército

caminhao
Além das nove cidades informadas, outras também já se ressentem da interrupção no fornecimento, atingindo, principalmente, os moradores da zona rural. As cisternas estão secas e os mananciais cada vez mais distantes
Ibicuitinga. Mais de 100 comunidades rurais deste município não estão recebendo água do programa emergencial do Governo Federal, de abastecimento hídrico para famílias, conhecido como Operação Pipa. Ao todo, são nove cidades cearenses que tiveram o fornecimento suspenso temporariamente.
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Cristiano Oliveira, as cisternas da maioria das moradias estão secas e apesar de restar água apenas em pequenos açudes da região o Exército Brasileiro teria emitido relatório para o Ministério da Integração Nacional (MI) informando não haver necessidade do programa neste município do Sertão Central.
Além de Ibicuitinga, Bela Cruz, Cedro, Mauriti, Missão Velha, Orós, Porteiras, Quixelô e Brejo Santo estão na lista enviada pela Secretaria Nacional de Defesa Civil, ordenando ao Exército a suspensão da Operação Pipa, afirmou o secretário municipal de Agricultura. A assessoria de um dos municípios da lista, Bela Cruz confirmou a situação como idêntica e de Ibicuitinga. Quase 50 comunidades rurais tiveram o abastecimento suspenso. Eles também contam com um carro-pipa do doado pelo Governo Federal, mas a Prefeitura precisou alugar mais um carro-pipa, para minimizar o sofrimento dos moradores.
Demanda
Acerca de Ibicuitinga, conforme Oliveira, mais de 4.000 famílias da zona rural estão sendo prejudicadas. O único carro-pipa disponível, pertencente ao município, não é suficiente para atender a demanda, apesar de rodar praticamente 24 horas por dia. A única alternativa é a equipe do Exército responsável pela inspeção nos municípios visitar as comunidades novamente e enviar novo relatório para Brasília. A suspensão temporária, iniciada no dia 9 de junho, vale por 60 dias. No início de maio, Ibicuitinga já havia decretado Estado de Emergência, ressaltou.
Alguns moradores mais revoltados, como os da comunidade de Carrapicho, a cerca de 12Km do Centro de Ibicuitinga, resolveram protestar com cartazes, pedindo o retorno dos carros-pipa. A agricultora Maria das Dores Sena, de 58 anos, é um deles.
Além das comunidades rurais, cerca de 5.800 moradores da área urbana também estão sofrendo com o problema. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é responsável pelo abastecimento, mas a água não está chegando na maioria das casas. Para Cristiano Oliveira a situação é reflexo da rede saturada. O projeto foi elaborado para atender a população urbana, mas ao longo dos tempos, passou a assistir mais 12 comunidades, no percurso do Rio Banabuiú à sede. Hoje, até a Polícia precisa sair de casa em casa, para coletar a água necessária para a unidade policial.

De acordo com o coordenador da Operação Carro-Pipa no Ceará e no Piauí, coronel do Exército Claudemir Rangel dos Santos, Ibicuitinga teve o seu abastecimento suspenso temporariamente por determinação da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), órgão do Ministério da Integração, responsável pela execução e coordenação da Operação Carro-pipa. A decisão não se baseou em nenhum relatório elaborado pelo Exército. "A fiscalização realizada pelas equipes do Exército foram as rotineiras e previstas para o controle e acompanhamento do programa emergencial", acrescentou.
O coordenador confirmou ainda a suspensão temporária, determinada pela Sedec, em nove cidades do Ceará. Além dos nove divulgados oficialmente, outros também estão sendo afetados. O município de Milagres, também se encontra com o abastecimento temporariamente suspenso desde 14 de maio. Passou a essa situação por solicitação do Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec) local.
Atualmente a Operação Pipa coordenada pelo Exercito Brasileiro atende 106 municípios do Ceará. A população atendida é de 823.938 pessoas. Estão em circulação 1.018 carros-pipa contratados pelo Exército.
Quanto ao abastecimento na sede de Ibicuitinga, a Cagece informou a situação da distribuição na sede como normal, não havendo qualquer descontinuidade. Entretanto, em alguns distritos, de maneira pontual, ocorre a irregularidade no abastecimento devido ao fato da rede de distribuição ser antiga e em alguns casos não suportar a pressão da água nas tubulações. Para solucionar o problema, a Companhia possui um projeto de melhoria no sistema de abastecimento de água.
Alex Pimentel
Colaborador
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=3865741126395220908

Nenhum comentário: