Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de julho de 2014

VALE VAGA NA FINAL CONTRA A ALEMANHA.

HOLANDA X ARGENTINA

Sul-americanos buscam vaga na decisão de um Mundial após 24 anos; já a Laranja quer disputar a sua quarta final

messi
Seleção de Lionel Messi está em busca de ir à sua quinta final em Mundiais. A Argentina chegou ao jogo máximo de uma Copa do Mundo em 1930, 1978, 1986 e 1990. A Holanda, por sua vez, esteve na final em 1974, 1978 e 2010
FOTO: REUTERS
Image-0-Artigo-1654448-1
O técnico da Holanda faz questão de ressaltar que não se preocupa individualmente com Messi, mas com a Argentina como um todo
FOTO: REUTERS
Pela quinta vez, Holanda e Argentina se enfrentarão em uma Copa. Europeus e sul-americanos buscam hoje, às 17h, no Itaquerão, uma vaga na decisão do Mundial no Brasil contra a Alemanha. O perdedor decide o terceiro lugar contra o Brasil.
A rivalidade entre argentinos e holandeses em Copas se iniciou na Alemanha, em 1974. O time liderado por Johan Cruyff goleou os argentinos por 4 a 0 na 2ª fase do torneio. Naquele ano, a Laranja chegou à sua primeira final, mas acabou derrotada pelos donos da casa na decisão.
Quatro anos depois, a Argentina sediou a Copa. E novamente cruzou o caminho dos holandeses, desta vez na final. E, mais uma vez, os europeus amargaram o vice, enquanto os argentinos comemoravam seu 1º título com vitória por 3 a 1 - o destaque era o atacante Mario Kempes, autor do gol que deu a virada aos anfitriões na prorrogação.
Vinte anos após a conquista da Copa em casa, a Argentina já era bicampeã mundial quando voltou a enfrentar os holandeses. Mas o reencontro teve sabor amargo para os sul-americanos, e a Holanda venceu por 2 a 1 nas quartas de final. E em 2006, novamente na Alemanha, os rivais empataram sem gols.
Agora, a Holanda busca uma vaga na decisão pela quarta vez, após fracassar em todas as anteriores - na última delas, perdeu por 1 a 0 para a Espanha, na África do Sul. Já a Argentina mira o retorno a uma final de Copa após 24 anos - vencedora em 1978 e 1986, a equipe não disputa o título desde 1990.

A Argentina teve dificuldades no mata-mata, mas passou por Suíça e Bélgica pelo mesmo placar: 1 a 0. Jogará pela segunda vez no Itaquerão e contará com o apoio de seus torcedores. Não terá o meia Di María, lesionado. Pérez e o volante Zabaleta estão cotados para a vaga.
Dor de barriga
Se há uma equipe que já fez de tudo nesta Copa é a Holanda. Já escalou goleiro só para pegar pênalti. Já botou atacante para jogar de lateral. Já colocou zagueiro no meio-campo.
Se só faltava os holandeses terem dor de barriga, não falta mais. Dois deles ficaram fora do treino na véspera do jogo por isso: o capitão Van Persie e o lateral Janmaat. Só horas antes da partida é que se saberá se têm condições de atuar.
Técnico tem plano para conter rival, não Messi
Se há uma coisa que a Holanda não quer é tornar Messi maior do que ele já é. O técnico Louis van Gaal fez questão de não dar nenhuma pista sobre como pretende anulá-lo na semifinal de hoje "Nós estamos jogando contra a Argentina. Nós não nos referimos a jogadores individualmente, sempre aos times. Temos um plano para a Argentina".
Ao mesmo tempo, reconheceu o valor do jogador do Barcelona ("ele foi eleito o melhor do mundo, há uma razão para isso"), mas lembrou que ele não é o mesmo quando veste a camisa da seleção. "Em princípio, ele sempre teve dificuldade em mostrar o mesmo futebol do Barcelona com sua seleção".https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=2135255347550485169
g


Nenhum comentário: