Powered By Blogger

terça-feira, 14 de outubro de 2014

FALTA DE PAGAMENTO DEIXA 200 ALUNOS SEM TRANSPORTE ESCOLAR EM LUÍS CORREIA-PI.

Cerca de 200 adolescentes não vão para a escola por mais de 10 em Luís correias, na Zona rural. Segundo a estudante, Nathaly Gomes, os estudantes foram impossibilitados de se deslocar porque o proprietário dos ônibus suspendeu a prestação do serviço devido à falta de pagamento.
Seja de ônibus, van ou até bicicleta, todo estudante da Educação Básica que mora em área rural ou distante de sua escola tem direito ao transporte gratuito e de qualidade de acordo com os artigos 10 e 11 da constituição. Porém, não é o que vem acontecendo nos últimos dias com os alunos da zona rural de Luís correia.
Alunos que utilizam transporte escolar a pouco mais de 10 dias estão sem ir pra escola por falta do transporte escolar. Além disso, os veículos utilizados para o transporte escolar em área rural comprometem a segurança e a qualidade do serviço oferecido, que segundo uma aluna apenas um ônibus do programa caminho da escola esta transportando alunos de 7 comunidades rurais.
Para piorar, a qualidade das estradas botam em risco os alunos. “Às vezes vem uns por cima dos outros, agente tem medo do ônibus vira nessas estradas” - disse Nathaly Gomes.
“O dono do ônibus alegou que não tinha mais condições de arcar com as despesas do deslocamento porque está sem receber seu pagamento. Como o município é responsável pelo transporte municipal e da rede estadual de ensino a prefeitura tem que pagar os donos de ônibus, mas o dono do ônibus disse que a prefeitura municipal não faz o pagamento do serviço”, disse Nathaly Gomes.
Ajuda Federal
O governo federal, por meio do FNDE, mantém dois programas destinados ao transporte escolar: o Pnate e o Caminho da Escola.
O primeiro consiste em recursos pagos aos estados e municípios para que custeiem despesas diversas, como consertos mecânicos, compra de combustível ou terceirização do serviço de transporte escolar. A transferência de recursos é realizada de forma automática a partir da informação, no Censo Escolar, da existência de alunos da zona rural que utilizem transporte escolar. Já o Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares.
Outro lado
A reportagem o blogwiltonveras.com, tentou entra em contato com a secretaria de educação, mais até o fechamento dessa matéria não tivemos resultados.
Fonte: JL/ODIA
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=1982653205700030309

Nenhum comentário: