Powered By Blogger

sábado, 1 de novembro de 2014

CHUVA DEIXA BAIRROS DE SÃO PAULO EM ESTADO DE ATENÇÃO PARA ALAGAMENTO.

Bairros como Jabaquara e Santo Amaro registraram forte chuva. 

Chuva também caiu nos reservatórios do Cantareira.

Do G1 São Paulo/CBM
Arte Cantareira (Foto: Arte G1)Arte Cantareira (Foto: Arte G1)

Cinco bairros da Zona Sul de São Paulo chegaram a entrar em estado de atenção para alagamentos após a chuva que caiu na capital paulista no fim da tarde deste sábado (1º). De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), a precipitação também atingiu a região do Sistema Cantareira, que havia registrado nova baixa em seu reservatório pela manhã.
No Jabaquara, Ipiranga, Vila Mariana, Cidade Ademar e Santo Amaro houve registro de chuvas de moderada a forte intensidade. Durante 30 minutos, entre as 18h50 e 19h20, os bairros ficaram em estado de atenção para possíveis alagamentos. O córrego do Ipiranga, na altura da Rua General Chagas Santos, teve uma rápida elevação, mas não chegou a transbordar.
Os municípios de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos foram outros a registrar chuva. Imagens de radar do CGE também mostravam precipitação fraca nas zonas Norte, Leste e no Centro da cidade. A região de Itaquera, apesar de não ter entrado em estado de atenção, foi onde mais choveu. No bairro, o índice pluviométrico acumulado alcançou 57,8mm.
Fortes rajadas de vento acompanharam a chegada das nuvens carregadas. No começo desta noite, houve registro de ventos que ultrapassaram os 55 km/h, na região do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Já no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul, e no Campo de Marte, na Zona Norte, a ventania chegou a atingir 46,3 km/h.

De acordo com os meteorologistas do CGE, a noite deste sábado deve seguir com muitas nuvens e garoa, principalmente na Zona Leste e na região metropolitana mais próxima.

Reservatórios voltam a registrar queda
Já havia chovido na capital paulista entre a noite desta sexta (31) e a madrugada do sábado. No entanto, os principais sistemas de abastecimento da região metropolitana, Cantareira, Guarapiranga e Alto Tietê voltaram a registrar quedas, mesmo assim.
No Cantareira, que abastece 6,5 milhões de pessoas, a chuva de 2,9 mm não impediu que o índice caísse de 12,4% para 12,2%, já considerando duas cotas da reserva técnica (volume morto).
No Guarapiranga, a chuva de 2,4 mm também não foi suficiente para impedir a redução do nível de 39,6% para 39,2 %.
Já no Sistema Alto Tietê, a chuva de 14,2 mm contribuiu para que ele tivesse uma queda inferior à registrada nos dias anteriores: de 6,6% na sexta para 6,5% neste sábado.
De fevereiro até então, apenas os clientes que economizavam 20% ou mais recebiam um desconto de 30% na conta de água. A decisão, aprovada pela Agência Reguladora de Saneamento e energia do Estado de São Paulo (Arsesp), vale para as cidades das regiões metropolitanas da capital, Bragança Paulista e Campinas, que já eram beneficiadas com o desconto (veja lista e as novas regras).Novo bônus para quem economizar
A ampliação da faixa de bônus para quem economizar água em São Paulo começou a valer neste sábado (1°). A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) passa a conceder o desconto na conta de água também para os imóveis que reduzirem o consumo entre 10% e 20%.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=6170783727455896536

Nenhum comentário: