Powered By Blogger

domingo, 23 de novembro de 2014

FOGUETE É LANÇADO PARA LEVAR TRÊS ASTRONAUTAS À ESTAÇÃO ESPACIAL.


Lançamento aconteceu no Casaquistão às 19h01 deste domingo (23). 
Americano, russo e italiana fazem viagem de 6h até acoplar na estação.

Do G1, em São Paulo/cbm
Foguete Soyuz durante lançamento no Casaquistão na tarde deste domingo (23) (Foto: Divulgação / Twitter.com/Nasa)Foguete Soyuz durante lançamento no Casaquistão na tarde deste domingo (23) (Foto: Divulgação / Twitter.com/Nasa)
O foguete Soyuz foi lançado neste domingo (23) para levar três astronautas para a Estação Espacial Internacional. O lançamento aconteceu às 19h01 (horário de Brasília) no Casaquistão, informou a agência espacial americana, a Nasa.
"Soyus está em órbita em segurança, próxima parada na Estação Espacial Internacional às 9h53 (horário de Nova York)", anunciou a Nasa no seu perfil oficial no Twitter.
O americano Terry Virts, da agência espacial americana, a Nasa, o cosmonauta russo Anton Shkaplerov e a astronauta italiana Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, a ESA, estão na nave. A previsão de acoplagem na Estação Espacial Internacional é às 0h53 de segunda-feira (horário de Brasília).

A técnica de voos expressos começou a ser desenvolvida em 2011. Antes, a viagem durava aproximadamente dois dias, já que os foguetes partiam dos Estados Unidos.
Depois que os EUA aposentaram as viagens dos ônibus espaciais, em 2011, a estação foi deslocada para 400 km de altitude, uma órbita que permite um voo mais breve (com um foguete em maior velocidade).
A Rússia quer aplicar o novo procedimento em todos os voos para a ISS, no entanto, a agência espacial americana Nasa tem dúvidas sobre alguns aspectos técnicos, como a obrigação de sentar os astronautas durante o voo, deixando-os incapazes de se mover durante a trajetória.
Café no espaço
Em sua bagagem, a nave leva uma cafeteira espacial, à qual deu o nome de "ISSpresso" (uma brincadeira com a sigla da estação em inglês), e que permitirá pela primeira vez a degustação de um café expresso a bordo da plataforma orbital.
Os tripulantes da Soyuz TMA-15M são aguardados na plataforma orbital pelos cosmonautas russos Yelena Serova e Aleksandr Samokutyaev, e pelo astronauta americano Barry Wilmore.
Da esquerda para a direita: o americano Terry Virts, da agência espacial americana, a Nasa, o cosmonauta russo Anton Shkaplerov e a astronauta italiana Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, a ESA (Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP)Da esquerda para a direita: o americano Terry Virts, da agência espacial americana, a Nasa, o cosmonauta russo Anton Shkaplerov e a astronauta italiana Samantha Cristoforetti, da Agência Espacial Europeia, a ESA (Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP).https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/src=header

Nenhum comentário: