Powered By Blogger

terça-feira, 25 de novembro de 2014

TRE JÁ CADASTROU 6,5 MIL ELEITORES NO CEARÁ.

BIOMETRIA
Image-0-Artigo-1747769-1
Tem sido intensa a movimentação no Centro de Atendimento ao Eleitor, em Fortaleza, em busca do recadastramento biométrico
FOTO: LUCAS DE MENEZES
Após duas semanas do início do recadastramento biométrico, mais de seis mil eleitores já atualizaram seus registros eleitorais no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE). Até a última sexta-feira, 4.140 pessoas foram atendidas na Capital e 2.540 em 18 municípios do Interior.
Na manhã de ontem, o movimento era bastante intenso na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Fortaleza, na Praia de Iracema, único lugar onde é possível fazer o recadastramento biométrico na Capital. De acordo com o chefe da Central, Afrânio Aguiar, a média de atendimento do departamento é de 400 a 500 pessoas por dia. Ele informa que outro ponto de atendimento para a atualizar o cadastro deve ser aberto no início do próximo ano, em Messejana, por meio do programa Vapt-Vupt, para descentralizar o serviço.
O recadastramento ainda não é obrigatório, já que a meta é que 20% do eleitorado da Capital esteja recadastrado para a eleição de 2016 e 100% para 2018. "Antes desse período, entre o final de 2017 e 2018, deve ser feita essa convocação onde todos os eleitores que ainda não tenham passado no cadastro biométrico precisam comparecer, sob pena de não conseguir votar nas eleições de 2018", explicou Afrânio.
Municípios
No Interior, os eleitores serão convocados mais cedo. Segundo Aguiar, a meta é recadastrar todo o eleitorado dos dez municípios já para as eleições de 2016. São eles: Abaiara, Camocim, Crato, Ibiapina, Iguatu, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Milagres, Quixelô e Ubajara. "Nesses municípios, a partir de algum momento em 2015, vai se iniciar a convocação", antecipou.

Segundo Afrânio, enquanto não há convocação do eleitorado, a Central está atendendo quem procura serviços da Justiça Eleitoral para a transferência de títulos ou emissão da certidão de quitação eleitoral, por exemplo, e aproveita para cadastrar seus dados biométricos, que incluem assinatura, fotografia do rosto e as digitais de todos os dedos da mão.
Para evitar que eleitores percam horas nas filas, o TRE agenda o atendimento. Segundo o chefe da Central, a medida é benéfica tanto para os eleitores, que não precisarão esperar muito para serem atendidos, como para os atendentes.
Para agendar o serviço, basta ligar para o disque-eleitor, pelo número 148, ou solicitar um requerimento na página oficial do TRE na internet (www.tre-ce.jus.br). O eleitor pode escolher dia e hora que quer ser atendido.
Após o agendamento, o eleitor deverá comparecer à Central de Atendimento munido de documento de identificação com foto e comprovante de residência recente, os originais e uma cópia de cada. Para homens com mais de 18 anos que vão requerer o título pela primeira vez, é necessário comprovante de quitação do serviço militar. "É o momento de a gente atualizar os dados do eleitor. Além de a gente fazer o cadastro eleitoral, atualiza telefone, endereço, escolaridade, todos os dados", destacou Afrânio Aguiar.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=7641778275720783549

Nenhum comentário: