Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

HOSPITAL É PIONEIRO EM TRATAMENTOS OFTALMOLÓGICOS NO CEARÁ.


CENTRO-SUL
fonte:dr/cbm

A demanda cresce e, aos poucos, não é mais tão difícil encontrar opções de tratamentos avançados no Interior

Image-0-Artigo-1754547-1
Há onze anos a unidade foi implantada e atende clientes de mais de dez municípios da região e de outras áreas do Estado
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Iguatu A demanda por serviços de oftalmologia cresceu na última década no Estado. No Interior do Ceará, há três polos que realizam exames complexos e cirurgias: Cariri (Juazeiro do Norte); Centro-Sul (Iguatu) e Zona Norte (Sobral). Maior divulgação sobre educação em saúde e a melhoria de renda das famílias contribuíram para o crescimento da procura por consultas e procedimentos oftalmológicos.
Nesta cidade, na região Centro-Sul, o Hospital de Olhos Dr. Renê Barreira é pioneiro na oferta de exames avançados e de cirurgias de cataratas, glaucomas e pterígio. Há onze anos a unidade foi implantada e atende clientes de mais de dez municípios da região e de outras áreas do Estado (Vale do Jaguaribe, parte dos Inhamuns e do Vale do Salgado). Investimentos em cursos e aquisição de modernos equipamentos asseguram elevada taxa de resolubilidade.
É pioneiro no Interior a realizar exame de Tomografia de Coerência Ótica (OCT), que permite um diagnóstico avançado de doença da retina e glaucoma, evitando uso de contraste. Fornece imagens em três dimensões (3 D). O Hospital dispõe do mais moderno e atualizado aparelho de biometria IOL Máster. É considerado o aparelho mais preciso para se calcular o grau das lentes intraoculares para a cirurgia de catarata.

O Hospital de Olhos Dr. Renê Barreira tem a supervisão dos médicos oftalmologistas, Ariosto Bezerra Vale e Iêda Barreira, que decidiram investir e acreditar no potencial da região Centro-Sul. Em 2001, o casal chegou a Iguatu, depois de período de residência e pós-graduação em São Paulo e Brasília. Foram pioneiros na região em realização de cirurgias de catarata com facoemulsificação. A unidade faz procedimentos ainda de glaucoma, pterígio, estrabismo, plástica ocular, tumor de pálpebras, deslocamento de retina, além de outros procedimentos.
São vários exames e procedimentos realizados diariamente: verificação de pressão intraocular, mapeamento de retina, motilidade ocular, teste para lentes de contato, gonioscopia, teste de visão de cores, topografia corneana, campo visual, retinografia, ultrassom e angiofluresceinografia digital. "Acreditamos no potencial da região e hoje avaliamos que a decisão de implantar um hospital e uma moderna clínica foi acertada", comenta o médico Ariosto Bezerra Vale. "Temos mais de 30 mil clientes atendidos com exames, consultas e cirurgias".
O crescimento da oferta de serviços oftalmológicos no Interior do Ceará reduziu significativamente a ida de pacientes para Fortaleza. Na avaliação do médico Ariosto Vale, 90% dos casos são resolvidos nos três polos existentes nas cidades de Iguatu, Juazeiro do Norte e Sobral.
"Nos últimos dez anos houve um avanço da medicina oftalmológica no Ceará", frisou. "A implantação de clínicas e a chegada de novos profissionais contribuíram para reduzir a ida de pacientes a Fortaleza, para tratamento longe de casa".
A dificuldade de acesso ao tratamento de pacientes com indicação de cirurgia de catarata nos hospitais públicos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) contribuiu para o aumento da demanda em clínicas privadas. As campanhas do governo são realizadas por meio de mutirão e não têm periodicidade regular.
Diariamente dezenas de pacientes lotam a sala de espera do Hospital de Olhos Dr. Renê Barreira, oriundos de várias cidades da região. A unidade deve ser ampliada em 2015 para a instalação de mais equipamentos e a oferta de novos procedimentos. "Queremos garantir mais conforto para os clientes", observa o médico Ariosto Vale, que é membro da American Academy of ophthalmology, membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e membro titular da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa.
Mais informações
Hospital de Olhos Dr. Renê Barreira
Rua 15 de Novembro, 726, Centro
Iguatu-CE
(88) 3581-1573 / (88) 3581-0595
hospital.barreira@hotmail.com
Honório Barbosa
Colaborador
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/src=header

Nenhum comentário: