Powered By Blogger

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

ÍNDICE DE COBERTURA DA FEBRE AFTOSA É DE 93,7%.


VACINAÇÃO NO CEARÁ
fonte:dr/cbm

Os produtores inadimplentes deverão ser notificados e terão de pagar multa no valor de R$ 16,00 por animal

Image-0-Artigo-1766181-1
Dos 184 municípios cearenses, 12 vacinaram100% do rebanho, 156 mais de 90% e 16 mais de 80%. Pindoretama obteve menos de 80%
FOTO: ANTÔNIO CARLOS ALVES
Com índice de 93,7%, o Ceará atingiu a meta de cobertura vacinal contra febre aftosa. O rebanho é formado por 2.601.781 animais, dos quais 2.438.023 foram vacinados. É o que aponta o resultado final da segunda etapa de vacinação contra febre aftosa, que ocorreu de 3 de novembro de 2013 a 3 de dezembro deste ano. Dos 184 municípios cearenses, 12 vacinaram 100% do seu rebanho, 156 mais de 90% e 16 mais de 80%. O único que obteve menos de 80% de cobertura foi Pindoretama, situado a 40 km da Capital.
"Há uma consciência muito bem formada dos nossos criadores no sentido de que o maior interessado em vacinar é ele próprio, pois quando o animal pega febre aftosa, deixa de produzir e não se alimenta. É uma doença muito contagiosa, que pode se espalhar rapidamente", enfatiza Nelson Martins, titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O gestor acrescenta que conquistar o título de zona livre internacional de febre aftosa, em maio deste ano, valorizou os produtos da pecuária cearense para exportação e comercialização dentro do próprio Brasil.

Outro destaque que cita é a capacidade de produção de leite do Estado, considerada grande. "Nós temos, hoje, um rebanho de 2,6 milhões de cabeças e a linhagem genética do nosso rebanho melhorou muito, então é fundamental a gente manter esse índice alto, acima de 90%, de vacinação do nosso rebanho", ressalta o titular da SDA.
Inadimplentes
Encerrado o período de vacinação, terá início os trabalhos de pós-etapa, que se darão através de uma visita porta a porta pelos fiscais dos municípios em busca dos produtores inadimplentes, que deverão ser notificados e pagar multa no valor de R$ 16,00 por animal. É neste momento que é feita, também, a atualização do cadastro. "Pode ser que o proprietário não tenha mais nenhum animal, então o fiscal vai saber se os animais morreram, se foram vendidos, vai saber o histórico daquela propriedade e vai aplicar a lei conforme cada caso", salienta Augusto Júnior, presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri).
A SDA esclarece que a febre aftosa é uma doença altamente contagiosa que ataca todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Ela ocorre em todas as faixas etárias, independente de sexo, raça e clima. Entretanto, há diferenças de susceptibilidade de espécie.
Luana Lima
Repórter
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/src=header

Nenhum comentário: