Em uma semana, quatro alunos foram atacados com bicadas.
Animal fica agressivo durante ciclo reprodutivo e ninho é mantido.
Em uma semana, quatro alunos de uma escola pública de Fortaleza foram atacados por um casal de gavião, que fez um ninho em árvore no parque do colégio. Segundo o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o casal de passará aguarda o nascimento de filhotes e fica agressivo nesse período.
A escola isolou a área do parque próxima ao ninho. Segundo a diretora da escola, Patrícia Teixeira, funcionários e pais dos alunos também foram atacados pelo casal de gavião. Em uma imagem divulgada pela diretora, é possível um corte feito na cabeça de um aluno de cinco anos, feito por uma bicada do pássaro.
A escola acionou a Polícia Militar Ambiental para providenciar a retirada do ninho, mas afirma que impossível até o fim do ciclo reprodutivo do pássaro e o nascimento dos filhotes. “A resposta que nós tivemos informalmente via telefone foi que uma escola precisa respeitar o ciclo reprodutivo da espécie e só após o nascimento dos filhotes é que poderia realmente ser removido o ninho”, diz a diretora Patrícia Teixeira.
Segundo a Polícia Ambiental, o ninho dos gaviões só pode ser removido após emissão de ofício emitido pelo Ibama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário