Powered By Blogger

sábado, 7 de março de 2015

APÓS PRISÃO NA RÚSSIA E ENSAIO NU, GAÚCHA VOLTA A NAVIO DO GREENPEACE.


Ana Paula Maciel está na Finlândia, onde deve embarcar no Arctic Sunrise.
Segundo a mãe, ativista tenta encontrar um terreno para construir santuário.

Do G1 RS
Ana Paula Maciel Ativista (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)Ana Paula Maciel voltou a navio do Greenpeace (Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital)
Após ter sido presa na Rússia sob acusação de vandalismo e pirataria durante um protesto do Greenpeace no Ártico, junto com outras 29 pessoas, e posar nua para uma revista masculina para angariar fundos para a construção de um santuário para animais, a bióloga e ativista gaúcha Ana Paula Maciel retornará em breve ao navio Arctic Sunrise, onde estava quando aconteceu a detenção. Segundo a mãe, a transportadora escolar Rosângela Maciel, a brasileira está na Finlândia, de onde deve partir para se aventurar pelos mares.
O Greenpeace confirma que Ana Paula integra a tripulação do Arctic Sunrise. Uma câmera acoplada ao navio, que tem fotos disponibilizadas a cada minuto pelo Greenpeace, mostrava que a embarcação ainda estava parada em Helsinki na marugada desta sexta-feira (6) pelo horário local, noite no Brasil.

Ana Paula Maciel para Playboy (Foto: André Sanseveriano/Playboy)Ativista posou nua com o objetivo de arrecadar
dinheiro para um santuário de animais
(Foto: André Sanseveriano/Playboy)
Ana Paula fez parte do grupo conhecido como "Os 30 do Ártico", presos em São Petersburgo em 19 de setembro de 2013. Eles tripulavam o mesmo navio quando o Greenpeace realizava um protesto pacífico em uma plataforma petrolífera da companhia Gazprom no Oceano Ártico. Após grande mobilização mundial em favor da libertação dos ativistas do Greenpeace, a bióloga foi solta no dia 20 de novembro de 2013.
A mãe, que acompanhou a situação com apreensão na época e foi à Rússia para encontrar a filha, garante que não ficará preocupada desta vez. "Já me acostumei. Deixo na mão de Deus. É o que ela gosta de fazer, não posso prender a menina, então só posso desejar que ela fique bem e dê tudo certo", disse Rosângela.
O navio Arctic Sunrise, do Greenpeace, é escoltado pela guarda costeira russa na Baía de Kola, perto da base de Severomorsk. A Rússia entrou com um processo acusando a ONG de pirataria depois que membros tentaram invadir uma plataforma de petróleo. (Foto: Efrem Lukatsky/AP)O navio Arctic Sunrise, do Greenpeace, está na
Finlândia (Foto: Efrem Lukatsky/AP)
Em fevereiro de 2014, menos de três meses após deixar a prisão na Rússia, Ana Paula afirmou ao G1 que planejava posar nua para uma revista voltada ao público masculino. Os fundos do ensaio serviriam para ela construir um santuário para recuperar e inserir na natureza animais selvagens apreendidos pela Polícia Federal por tráfico ilegal.
Uma foto com trajes de banho foi publicada na edição de março da revista Playboy, do Grupo Abril. A aceitação do público determinaria se o desejo de se despir para o periódico se concretizaria, o que aconteceu no mês seguinte. No entanto, segundo Rosângela, Ana Paula esperava ter arrecadado mais com o ensaio, e por isso tenta angariar mais verba para o santuário. Além disso, ela procura por um terreno adequado para abrigar os animais.

Nenhum comentário: