Powered By Blogger

terça-feira, 31 de março de 2015

MEDICAMENTOS VENCIDOS SÃO LOCALIZADOS EM IMÓVEL FECHADO EM QUIXADÁ NO CEARÁ.

Fonte:DR/CBM

O prédio foi Central de Marcação e Regulação de Consultas e, depois, de Assistência Farmacêutica

1
Recolhimento foi feito pela Secretaria de Saúde de Quixadá
FOTO: ALEX PIMENTEL
Quixadá. Uma grande quantidade de medicamentos, a maioria com data de vencimento de 2013, foi encontrada, no início da manhã desta segunda-feira, 30, neste Município do Sertão Central. Os remédios estavam dentro de um imóvel particular situado no Centro da cidade.
Até o ano passado o prédio estava à disposição da Secretaria de Saúde de Quixadá. Havia funcionado como Central de Marcação e Regulação de Consultas e, posteriormente, como Central de Assistência Farmacêutica e Farmácia Municipal. No início deste ano, o prédio foi devolvido ao proprietário.
Os medicamentos encontrados, dentre eles Cinetol, Clavulin, Dexason, Gestodene, Ultrogestan, Nistatina, no total de 22 tipos, conforme levantamento feito pelo coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, biólogo Clenilson Paiva, foram recolhidos para o Centro de Zoonoses, onde permanecerão até a Secretaria Municipal de Saúde receber autorização para incineração dos produtos. Conforme o coordenador, a relação exata e o quantitativo serão encaminhados à 8ª Célula Regional de Saúde (8ª Ceres), a quem será solicitada a incineração dos fármacos. Até a conclusão desta edição o levantamento da quantidade exata de remédios ainda não havia sido concluído.

O recolhimento dos remédios foi determinado pela secretária de Saúde de Quixadá, Selene Bandeira. Segundo ela, havia tomado conhecimento da possível existência do estoque por meio de denúncia feita na sexta-feira, 27, pelos vereadores Kelton Dantas e Audênio Moraes. "Eles queriam que a gente abrisse o prédio, mas não havíamos localizado o proprietário. Quando tivemos acesso às chaves averiguamos a denúncia e adotamos as providências", explicou a secretária de Saúde.
Selene Bandeira acrescentou que o imóvel estava lacrado desde o fim do ano, aguardando uma decisão da Justiça acerca de débitos alusivos a atraso de aluguel. Por conta do impasse com a Prefeitura, não havia sido permitida a retirada de nenhum objeto até o parecer final judicial. Todavia, diante da repercussão na cidade o proprietário, Dário Cidade, se sensibilizou e autorizou a vistoria. Ele não foi localizado para se manifestar acerca do problema.
Os vereadores Higo Carlos Cavalcante, Ereni Tavares mais conhecido como "Capitão", Kelton Dantas e Pedro Baquit acompanharam a remoção dos medicamentos. Uma equipe da Polícia Militar foi acionada para assegurar o trabalho dos profissionais da vigilância sanitária. Nenhum incidente foi registrado. Os representantes da Câmara Municipal queriam apenas confirmar a denúncia e saber qual destino será dado aos produtos vencidos. Eles pretendem levar o caso ao conhecimento do Ministério Público para apuração de responsabilidades e adoção das medidas legais cabíveis.
Na noite anterior, o vereador Higo Carlos utilizou uma rede social para solicitar à população a manter vigília defronte ao prédio utilizado pela Prefeitura, situado em frente à praça da antiga estação ferroviária. Segundo ele, a administração municipal pretendia retirar os medicamentos à noite, para ocultar provas acerca das denúncias que estão sendo levadas ao Ministério Público. "Como a Secretaria de Saúde estava se recusando a abrir o prédio para inspecionarmos, como representantes do povo, solicitamos da Justiça um Mandado de Busca e Apreensão dos medicamentos", ressaltou.
Para Higo Carlos e os demais vereadores que acompanharam a vistoria no prédio, além de descaso com a saúde pública, trata-se de um crime de improbidade administrativa. "Não admitimos uma situação dessas. Enquanto o nosso povo sofre com a falta de medicamentos nos postos de saúde e no Hospital Eudásio Barroso, muitos remédios estão sendo desperdiçados. Na sexta-feira encontramos mais de 1.600 caixas de Dipirona num prédio abandonado. Consideramos isso um crime", acrescentou "Capitão".
Sobre a falta de medicamento nos postos de saúde de Quixadá, inclusive na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Selene Bandeira rebateu as acusações dos vereadores. "Não está mais faltando medicamentos e ainda nesta semana o Hospital Municipal receberá novos equipamentos. No início, enfrentamos um problema, mas tudo está sendo normalizado", completou.
Na sexta-feira os vereadores encontrarem milhares de frascos de Dipirona em um posto de saúde desativado, na periferia de cidade. A Secretaria de Saúde informou a existência de 10 mil frascos de 10 ml. Para os vereadores Higo Carlos e "Capitão", são mais de 160 mil unidades. Parte deles tem prazo de validade até hoje, 31 de março.
Mais informações
Secretaria de Saúde de Quixadá
Rua Professor Júlio Holanda, 105 Alto São Francisco
Quixadá
(88) 3412-4067
www.quixada.ce.gov.br
Alex pimentel
Colaborador

Nenhum comentário: