Powered By Blogger

sábado, 21 de março de 2015

PONTO A PONTO

COLUNA
pontoaponto@diariodonordeste.com.br

d
FOTO: DANIEL ARAGÃO
d
Daan Mesquita usa técnicas de aquarela, colagem, produção de textura, fotografia e arte digital em suas criações
Image-0-Artigo-1818908-1
Rebeca exibe uma das quatro ilustrações da coleção Rendeiras de Aquarela, à venda na ppposter
FOTOS: DANIEL ARAGÃO
vf
Terezadequinta e Robézio no lança- mento da Coleção Art, na FYI - Fortaleza
FOTO: SHOTUP
Image-1-Artigo-1818908-1
O Acidum Project trabalha com várias técnicas e estéticas. Já fez intervenções nas ruas de Miami, Rio de Janeiro, São Paulo, Belém do Pará, Olinda, Cabo Verde, além de diversas exposições pelo Brasil
Múltiplas linguagens
Há muito se fala sobre o cruzamento de linguagens, uma das grandes questões da arte contemporânea. O tema de hoje é o binômio moda e arte
O que é arte e o que é moda? Categorizar um e outro é cair no erro de criar invólucro no que é relação. Arte e moda andam juntos há muito tempo, seja inspirando estilistas ou interpretando conceitos do vestir. No Brasil, nos anos 80, por exemplo, Bispo do Rosário leva suas roupas e lençóis bordados a museus. Depois vem Leonilson que tem a ousadia de vestir cadeiras com camisas bordadas em instalações. Anos depois, esse caminhar junto se faz ainda mais simbiótico e vestir é também se tornar templo de um artista. Hoje, a gente mostra cearenses como Daan Mesquita, Terezadequinta e Robézio, do Acidum Project, que levam seus traços para a roupa, e da designer de moda Rebeca Melo, que faz o caminho inverso.
Arte inspira a moda
Foi com a proposta de criar uma exposição a céu aberto que os sócios da ppposters Camila Gomes, Diego Mourão e Guilherme Albuquerque decidiram lançar um coleção de camisetas com trabalhos de artistas que produzem pôsteres para a galeria. A primeira tiragem foi um sucesso e o trio já se prepara para a segunda leva, mas ainda sem data de lançamento definida.
"No final do ano passado, estávamos pensando em novas maneiras de expôr as artes da galeria (que além de pôster, comercializa almofada, caneca, sketbook e skin de iPhone) quando surgiu a ideia. Nosso intuito é divulgar os trabalhos de artistas em ascensão. Hoje já contamos com mais de 45 parceiros".
Daan Mesquita, de 24 anos, foi um dos artistas que teve suas artes expostas nas camisetas. Diretor de arte, o publicitário revela que tem como grande influência a sua mãe que fazia da sala, cozinha e quartos um ateliê.
Com duas coleções criadas para a ppposters (Paraíso Duplex e PAI.XÃO) e a terceira prevista para breve, ele conta que achou fantástico quando soube que suas criações seriam utilizadas. "Minhas peças estão por aí e têm vida própria", observa Dan, que acredita que a moda e a arte se tornam ainda mais interessantes quando andam juntas. "Se separar, enfraquece. Tem que fazer emocionar. Se me emocionar, eu estou fazendo arte", declara.
"Sou apaixonado por moda, apesar de achar que todos têm que se diferenciar em um espaço tão saturado", pondera o diretor de arte, que para se destacar gosta de mesclar o analógico com o digital. "Na maioria dos meus trabalhos uso técnicas de aquarela, colagem, produção de textura, fotografia e arte digital", diz.
Sobre suas principais influências n a hora de criar cita "quase todas as coisas que o cercam". "A música popular brasileira, por exemplo, me faz criar coisas fascinantes. Quando a ouço na hora de criar, a arte fica mais forte, concisa, brilhante", pondera.
Influência fashion
Assim como o diretor de arte, Rebeca Melo, de 27 anos, traz inspirações do mundo fashion para seus desenhos. Formada em Design de Moda, desde pequena é apaixonada por ilustração. Mas só no ano passado decidiu expôr seu trabalho.
Em parceria com a ppposters, ela acaba de lançar uma coleção de pôsteres chamada "Rendeiras de Aquarela", na qual retrata mulheres usando técnicas de aquarela e colagem. "Eu trago muitas referências do meu trabalho para as ilustrações: de moda, de pose, de caras e bocas, de modelo, tecido", explica ela, que assina as coleções da Anne.
Quase autodidata, fez apenas um curso de desenho. "Fui aperfeiçoando sozinha, treinando, praticando, observando", reforça. E, através do seu olhar saturado de moda, resolveu inserir texturas nos desenhos artísticos com o olhar no universo feminino.
"Eu queria um diferencial e não ter só um desenho. Queria algum detalhe que quando pessoa olhasse já identificasse que fosse meu. Gosto muito da ideia da aplicação, de mudar um pouco a ilustração", explica ela, que na primeira coleção usou e abusou da renda.
Para a segunda coleção, as ilustrações de Rebeca têm uma nova inspiração: o "boudoir". "Essas fotos íntimas estão super em alta. Então, retratei mulheres mais sensuais com aplicação das peças em renda e tecidos estampados", destaca ela, que acredita que o fato de fazer seus desenhos à mão os tornam ainda mais especiais. A designer de moda também trabalha com ilustrações sob encomenda.

Quem também estabeleceu uma forte relação com a moda é o Acidum Project - coletivo de arte visual formado por Robézio e Terezadequinta. Recentemente, a dupla foi escolhida para estampar T-Shirts da coleção Art, da marca carioca FYI. Além do Acidum, só Fefe Talavera e Leo Uzai participaram da coleção.
"Foi muito legal porque a FYI é nacional e tem uma relação muito forte com a arte. Fomos convidados no ano passado, depois que eles viram nosso trabalho na Casa do Cachorro Preto, em Olinda, e o livro Entregue às Moscas", conta Tereza.
O convite para estampar as camisetas acabou rendendo uma outra parceria: levar para a vitrine e parte interna da loja um pouco de sua assinatura. "A gente fez ação de colagem e stencil na loja. E o legal é que a estética da loja tem muita identificação coma gente. Não é só a roupa, é todo o universo".
Robézio chegou a fazer curso de moda, mas não terminou. Tereza teve ilustrações em uma coleção de camisetas da marca Formosa Bandida. "Na verdade a moda tá muito presente no nosso trabalho. E a gente não consegue ver uma relação diferente com a arte. A gente vive de arte, com a arte e para a arte", pondera ela que já colhe os frutos dessa exposição do trabalho com a FYI. "Muita gente começou a nos seguir e a curtir nosso trabalho depois disso".
Prestes a completar 10 anos, o Acidum vive um momento de destaque. "Em 2014 focamos em viagens e nas exposições. Foi o ano da pintura em tela e do esforço para transformar o trabalho, para que fosse reconhecido como mural". Em abril, ganham o mundo de novo em novas galerias e muros.
Mais informações
FYI
Av. Dom Luís, 705, Aldeota. Lojas 11 e 12. (3044.0600).
Ppposters
Rua Silva Paulet, 1853, Aldeota. Loja 5. (3055.7771).
Daan Mesquita: @danmesquita
Rebeca Melo: @becamelo
Acidum Project: @acidumproject

Nenhum comentário: