Powered By Blogger

sábado, 4 de abril de 2015

MORADORES FAZEM CAMINHADA PEDINDO PAZ NO CONJUNTO DE FAVELAS DO ALEMÃO NO RIO DE JANEIRO.


População faz protesto após mortes de moradores em confrontos.
PMs de UPPs e do Comando de Operações Especiais reforçam policiamento.

Do G1 Rio

Crianças participam de ato pela paz no Alemão (Foto: Jornal Voz  da Comunidade)Crianças participam de ato pela paz no Alemão
(Foto: Jornal Voz da Comunidade)
Moradores do conjunto de favelas do Alemão, na Zona Norte do Rio, faziam uma caminhada, por volta das 12h deste sábado (4), pela Estrada do Itararé, uma das principais vias que  corta o conjunto de favelas, como mostrou a GloboNews. Mototaxistas abriam o caminho para a passagem do grupo, que contava com a participação de crianças. Muitos moradores usam camisa branca, carregavam bolas brancas e cartazes pedindo paz. Por volta do mesmo horário, a via estava parcialmente interditada.
As viaturas da Polícia Militar que passam pelo local recebem vaias dos manifestantes. Eles acusam os policias de agir com truculência e serem responsáveis pelas mortes de dois moradores nos últimos quatro dias. Segundo eles, as Unidades de Polícia Pacificadora deveriam se transformar em Unidades de Políticas Públicas.
Durante o ato, a Coodenadoria de Polícia Pacificadora afirmou que respeita qualquer tipo de manifestação, desde que ela seja pacífica. “Nós trabalhamos para garantir a paz na comunidade do Alemão e nas outras que nós estamos com trabalho de UPP e tem sido muito bom para o Estado do Rio de Janeiro. Eu espero que nós tenhamos também manifestações escrito: ‘fora traficante, fora marginais’”, afirmou o major Nogueira, assessor da coordenadoria.

Por ser Sábado de Aleluia, os moradores devem queimar um boneco de judas no final do ato. De acordo com a assessoria da Polícia Militar, não houve confronto na madrugada deste sábado em nenhuma comunidade do conjunto de favelas.
O policiamento na região está reforçado por policiais das UPPs do Alemão, de outras UPPs e de agentes do Comando de Operações Especiais, que envolve o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Grupamento Aeromóvel, o Batalhão de Operações Especiais (Bope), além de veículos blindados e helicóptero.
Desde a última quarta, quatro pessoas foram mortas, entre elas um menino de 10 anos e uma mulher que estava em casa com a filha. As outras duas vítimas fatais são suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas. Além deles, outras três pessoas ficaram feridas nos confrontos.
Eduardo de Jesus Ferreira, de 10 anos, brincava no celular na porta de casa nesta quinta (2), quando foi baleado. A família da criança acusa os policiais militares, que faziam uma operação na comunidade, de ter dado o tiro que matou Eduardo. Nesta sexta (3), a morte do menino gerou protesto de moradores na região. Houve confronto entre a PM, que lançou bombas de gás e spray de pimenta, e manifestantes.
Moradores se concentram para protesto no alemão (Foto: Renato Moura/Jornal Voz da Comunidade)Moradores se concentram para protesto no alemão (Foto: Renato Moura/Jornal Voz da Comunidade)
Pelo menos outras duas pessoas foram atingidas por balas perdidas no Alemão desde a tarde desta quarta (1º) – uma mulher morreu e a filha dela ficou ferida. No total, além de Eduardo, outras seis pessoas foram baleadas em dois dias – três morreram. Há cerca de 90 dias seguidos os moradores do Alemão convivem com intensos tiroteios.
Pela manhã, uma base da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), na Rua Canitá, foi atacada. Janelas da unidade, que funciona dentro de um contêiner, foram quebradas. Segundo o CPP, pessoas não identificadas também colocaram fogo em uma caçamba de lixo que fica ao lado da unidade. O fogo em um colchão chegou a atingir uma parte da base.
Alemão tem Via Sacra apesar de dia tenso na sexta-feira
A tradicional via sacra, que acontece todos os anos na Sexta-feira da Paixão no Alemão, precisou mudar de trajeto e teve um número bem menor de seguidores este ano.
Tradicional via sacra que acontece no conjunto de favelas do Alemão na Sexta-feira da Paixão (Foto: Jornal Voz  da Comunidade)Tradicional via sacra que acontece no conjunto de favelas do Alemão na Sexta-feira da Paixão (Foto: Jornal Renato Moura / Voz da Comunidade)
Diante da violência e das mortes que ocorreram na região nos últimos dias, nesta sexta, ao invés de fazer o tradicional percurso pelas ruas da Alvorada, a procissão ocorreu na Estrada do Itararé, no entorno da comunidade.
Segundo René Silva, criador do jornal Voz da Comunidade, esse ano o número de fiéis que seguiram a procissão também diminuiu. “Foi um número bem menor de pessoas, diferente dos outros anos”, afirmou.
PM não descarta ocupação 'completa'
A Coordenadoria de Polícia Pacificada (CPP) informou na tarde desta sexta-feira (3) que não descarta uma ocupação completa no Conjunto de Favelas do Alemão, na Zona Norte. Na quinta (2), a CPP anunciou que iniciava um reforço no policiamento com a atuação de policiais do Comando de Operações Especiais (COE), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) - reforçam, desde ontem, o policiamento no Complexo do Alemão. Um centro de comando do COE, instalado na Coordenadoria de Polícia Pacificadora, monitora a ação das forças especiais e avaliará se será necessária uma ocupação completa.
A CPP informou ainda que o contêiner da Base Avançada do Alemão, que fica na Rua Canitar, será retirado. Em seu lugar está sendo montado um ponto de fortificação. Na sede administrativa da UPP Nova Brasília também está sendo instalado um ponto de fortificação. O contêiner será retirado futuramente. A Coordenadoria da Polícia Pacificadora avalia a necessidade de mais pontos de fortificação e instalações de cabines blindadas.

Nenhum comentário: