Powered By Blogger

domingo, 24 de maio de 2015

SEMANA DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS COMEÇA NESTE DOMINGO DIA 24 DE MAIO DE 2015, NO PARQUE DA CIDADE.

O evento ocorrerá, simultaneamente, no Distrito Federal e em 21 outras unidades da FederaçãoSemana dos alimentos orgânicos

Para divulgar a alimentação saudável e a consciência ambiental, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento promove, de 24 a 31 de maio, a 11ª Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos. O evento ocorrerá, simultaneamente, no Distrito Federal e em 21 outras unidades da Federação. Em Brasília, as atividades foram definidas pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, com o apoio de outras pastas, como a do Meio Ambiente e a de Educação. “A ideia é divulgar ao público urbano os benefícios do alimento orgânico; eles vão muito além da nutrição”, resume Roberto Bemfica, diretor de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e um dos organizadores.

A abertura da programação será no domingo (24), das 8 às 12 horas, no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, e apresentará ao público o tema do ano: Produtor Orgânico, Parceiro da Natureza na Promoção da Vida. Entre as ações previstas para os sete dias estão cursos, seminários, debates, feiras, exposições e degustação de alimentos. Segundo o diretor da secretaria, as atividades são ideais para quem não conhece os produtos — livres de agrotóxicos e sem causar impacto ao meio ambiente — e, muitas vezes, acha um absurdo os valores cobrados no mercado. “Alface orgânica e não orgânica são completamente diferentes”, destaca.
Valorização dos produtores
A ideia é chamar a atenção dos consumidores para a importância de valorizar os produtores desse sistema — baseado em princípios da economia sustentável e em harmonia com a natureza. Bemfica acrescenta que o produtor deve se comprometer não apenas com a safra, mas também garantir a proteção ao solo, às águas, à biodiversidade e ao respeito social: “Os filhos dos trabalhadores rurais que trabalham na plantação devem estar na escola; os idosos, aposentados; há uma série de responsabilidades em torno desse alimento".
O encerramento das ações, no último dia de maio, será no Jardim Botânico de Brasília e marcará também a abertura da Semana Nacional do Meio Ambiente. Segundo o Ministério da Agricultura, a área de orgânicos no Brasil é de aproximadamente 750 mil hectares, contando com mais de 10 mil produtores e aproximadamente 13 mil unidades de produção. No Distrito Federal, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) registra área cultivada de orgânicos de aproximadamente 775 hectares, sendo 220 propriedades e 600 pessoas envolvidas no processo produtivo. Com relação ao consumo, o órgão destaca que pelo menos 160 mil brasilienses preferem orgânicos em suas mesas.
Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário: