Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de junho de 2015

ONÇA-PINTADA É OPERADA E RECEBE CÉLULAS-TRONCO PARA RECUPERAÇÃO.


Animal, que se chama Angelina, vive no Zoológico de Curitiba.
Cirurgia foi para corrigir uma fratura no calcanhar direito da onça.

Do G1 PR
Angelina passou por procedimento cirúrgico nesta quinta-feira (18) (Foto: Everson Bressan/SMCS)Angelina passou por procedimento cirúrgico nesta quinta-feira (18) (Foto: Everson Bressan/SMCS)
A onça-pintada Angelina, que vive no Zoológico de Curitiba, precisou passar por uma cirurgia para corrigir uma fratura no calcanhar direito. O procedimento foi realizado nesta quinta-feira (18) por uma equipe de seis profissionais. Durante os próximos três dias, o animal ficará dentro de uma jaula para depois ser solto no recinto onde mora.
Para acelerar a cicatrização, foram usadas células-tronco, conforme o ortopedista-veterinário Felipi Curti, pois o pós-operatório é considerado um desafio no tratamento, devido à dificuldade em conter os movimentos de um animal selvagem.
Ele disse que a cirurgia durou cerca de duas horas e que placa e parafusos de titânio foram implantados na onça. A prefeitura, responsável pelo zoo, informou que o pós-operatório será acompanhado semanalmente durante todo o próximo mês

O cirurgião-veterinário e diretor do Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Eros Luis de Souza, explicou que Angelina teve uma lesão neurológica quando era filhote e ficou com sequelas.
Anima recebeu células-tronco para auxilar na recuperação (Foto: Everson Bressan/SMCS)Animal recebeu células-tronco para auxilar na recuperação (Foto: Everson Bressan/SMCS)
Como ela é agitada e, inclusive, não fica exposta à visitação, ela se machucou num movimento brusco, de acordo com Souza. Angelina é um animal adulto pertencente à subespécie amazônica, de menor porte, pesando 55 quilos.
Com a colaboração voluntária de um hospital veterinário, do laboratório responsável pela aplicação das células-tronco e do fabricante do antibiótico tomado pela onça, a cirurgia e o tratamento foram gratuitos. Conforme a prefeitura, o valor seria de aproximadamente R$ 10 mil.
Placa e parafusos de titânio foram implantados na onça-pintada Angelina (Foto: Everson Bressan/SMCS)Placa e parafusos de titânio foram implantados na onça-pintada Angelina (Foto: Everson Bressan/SMCS).https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/src=header

Nenhum comentário: