Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de junho de 2015

PEDAGOGIA DOS “OPRIMIDOS”.

O PDDE e as gincanas nas escolas públicas de Camocim

Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público. 

O programa engloba várias ações e objetiva a melhora da infraestrutura física e pedagógica das escolas e o reforço da autogestão escolar nos planos financeiro, administrativo e didático, contribuindo para elevar os índices de desempenho da educação básica.

Os recursos são transferidos independentemente da celebração de convênio ou instrumento congênere, de acordo com o número de alunos extraído do Censo Escolar do ano anterior ao do repasse. (Site do FNDE).

Vale lembrar que todos os valores repassados pelo PDDE às escolas são gerenciados pelas Unidades Executoras através dos Conselhos Escolares compostas por Conselho Executivo, Deliberativo e Fiscal e que na maioria das vezes só se reúnem duas vezes por ano. Uma vez para assinar os cheques para a realização das compras e outra vez para a prestação de contas.

Em 2014, o PDDE repassou R$ 295.640,66 para 44 escolas públicas municipais de Camocim, em benefício de 12.483 alunos. O orçamento previsto para 2015 é de R$ 304.480,00 um aumento de quase 3% e beneficiará 12.124 alunos das 44 escolas. Nesse caso as escolas receberão do PDDE até o final do ano esta quantia que deverá ser utilizada nas ações de melhorias das escolas. 

Só para se ter uma ideia da quantidade recebida por escola em 2014 e o que as mesmas receberão em 2015, o blog realizou uma amostragem das três maiores escolas do município com valores recebidos divididos em custeio  e capital. 








Os valores recebidos pelas escolas por ano são calculados pela quantidade de alunos do ano anterior. O valor em custeio é destinado as compras de material de consumo como limpeza, didático, pedagógico entre outros e o valor em capital para compra de bens permanentes que são direcionados a aquisição de computadores, mobiliário e etc.

Caso você tem curiosidade quanto a sua escola receberá do PDDE em 2015 é só visitar o site e observar a relação de todas as escolas. Clique AQUI

Alfinetada

Se todas as escolas recebem o repasse do FNDE através do PDDE porque então a maioria ou quase todas, no mês de junho, minimizam suas atividades pedagógicas e se dedicam a aquisição de fundos através de rifas, bingos, vendas e etc. Em que na maioria das vezes só os coitados dos professores é que trabalham? 

Caso existisse uma assessoria pedagógica financeira por parte da Secretaria Municipal da Educação para que houvesse um planejamento na hora de realizar as compras e todos os valores fossem direcionados de forma coerente não seria necessário sacrificar os alunos para estar de porta em porta nos departamentos comerciais para vender bingo e nem pedir patrocínios, levando muitas vezes um não taxativo dos comerciantes, que já estão saturados. (Na realidade os comerciantes tem "comido é tapado" com a falta de dinheiro circulando no comercio local, graças a gestão "pé na bunda" que não tem fomentado a economia local).

Não que o blog tenha nada contra as Gincanas Juninas, mas, se de fato fosse valorizado a cultura local ou nordestina os alunos sairiam ganhando muito mais na aprendizagem e na parte cultural.Fonte:Revista Camocim/CBM

Nenhum comentário: