Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

EX-PREFEITA DE BOM JARDIM NO MARANHÃO SE ENTREGA À POLÍCIA FEDERAL.

Lidiane Leite é suspeita de desviar milhões em verbas da educação

Lidiane Leite se entrega à Polícia Federal / ReproduçãoLidiane Leite se entrega à Polícia FederalReprodução
Depois de 39 dias foragida, a ex-prefeita da cidade de Bom Jardim, no Maranhão, suspeita de desvios em verbas da educação, entregou-se à Polícia Federal (PF) em São Luís nesta segunda-feira. Lidiane Leite da Silva, 25 anos, sumira após sua prisão ter sido decretada na Operação Éden, que investiga desvios de verbas da educação.

Lidiane chegou à sede da Polícia Federal, por volta das 13h, acompanhada por três advogados. Eles entraram pelos fundos para não chamar atenção.
Lidiane será ouvida e depois levada ao Instituto Médico Legal para realizar exame de corpo de delito. 

Para capturar a prefeita, foi feito um cerco com reforço da vigilância nas rodoviárias e aeroportos do Maranhão.
O ex-secretário de Assuntos Políticos de Bom Jardim Humberto Dantas dos Santos, conhecido como Beto Rocha, e o ex-secretário Antônio Gomes da Silva, suspeitos de participar dos desvios em Bom Jardim, tiveram a prisão preventiva revogada pelo Tribunal Regional Federal na última sexta-feira. O magistrado José Magno entendeu que os dois suspeitos não têm como “dar continuidade às práticas supostamente delituosas, ligadas ao desvio de verbas públicas transferidas à municipalidade”, segundo trecho da decisão publicada.
Beto Rocha, que foi preso no dia 20 de agosto pela Polícia Federal, era namorado de Lidiane.
Prefeita cassadaNo início de setembro, a Câmara Municipal de Bom Jardim cassou o mandato da prefeita, pois ela se ausentou da prefeitura por mais de 15 dias sem a autorização dos vereadores. Então a Casa empossou a vice-prefeita, Malrinete Gralhada, que já havia assumido o cargo interinamente no dia 28 de agosto.
O Ministério Público pediu, por meio de duas ações civis públicas por improbidade administrativa, a indisponibilidade dos bens e o afastamento de Lidiane.
A ação do Ministério Público mostra que a empresa Zabar Produções, empresa contratada para reformar escolas, obteve R$ 1.377.299,77 em licitação na modalidade tomada de preços para a reforma de 13 dos prédios municipais. O dono da empresa afirmou que os valores recebidos pelo contrato eram repassados para a conta pessoal de Beto Rocha, que se encarregava de contratar os funcionários para as supostas reformas nos colégios.
A apuração também chegou a uma fraude em recursos destinados ao setor responsável pelo programa Bolsa Família, do governo federal. Os auditores afirmam ter descoberto um esquema de desvio de dinheiro público na Secretaria de Assistência Social de Bom Jardim. Conforme levantamento, a secretaria consumiu mais de R$ 1 milhão com o pagamento de diárias.
Pelo menos 20 funcionários de todos os níveis, dentro da Assistência Social receberam as diárias.
Por isso, também foram denunciados o ex-secretário de Assuntos Políticos, Beto Rocha; os empresários Antônio Oliveira da Silva e Karla Maria Rocha Cutrim, da Zabar Produções, e o contador e pregoeiro do município Marcos Fae Ferreira França.
Ostentação
Lidiane ficou conhecida como a prefeita ostentação, porque, antes de se tornar prefeita, a jovem vendia leite na porta da casa da mãe para sobreviver e, depois, ela passou a mostrar sua rotina nas redes sociais marcada por viagens, festas, roupas e carros caros, além de viagens de luxo.
Ela até comentou em um post: "Eu compro é que eu quiser. Gasto sim com o que eu quero. Tô nem aí pra o que achem. Beijinho no ombro pros recalcados".
Lidiane foi lançada para a prefeitura pelo PRB em 2012, porque seu namorado na época, Beto Rocha, foi impugnado.
Após as investigações começarem e a prisão ter sido decretada, o PRB (partido pelo qual ela se candidatou e se elegeu prefeita em 2012), quanto o PP (ao qual anunciou filiação em julho deste ano), negaram que gestora municipal esteja filiada a eles.

Nenhum comentário: