Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

CONSELHO APROVA TOMBAMENTO DO PRIMEIRO CONJUNTO ARQUITETÔNICO DE FORTALEZA.

O conjunto engloba o Colégio Imaculada Conceição, a Igreja do Pequeno Grande, a Escola Jesus, Maria e José e a Escola Justiniano de Serpa


A silhueta da Igreja do Pequeno Grande se destaca por entre os demais edifícios, constituindo uma referência visual para todo o conjunto ( Foto: Érika Fonseca )
O Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Fortaleza (Comphic) aprovou, por unanimidade, na última quinta-feira (1º), o tombamento do conjunto de valor patrimonial histórico e arquitetônico do qual fazem parte o Colégio Imaculada Conceição, a Igreja do Pequeno Grande, a Escola Jesus, Maria e José e a Escola Justiniano de Serpa, localizados no entorno da Praça Filgueiras de Melo, no Centro. Este é o primeiro tombamento desta natureza em Fortaleza.
De acordo com a instrução de tombamento, o entorno do conjunto conserva inúmeros imóveis do fim do século XIX e início do século XX que mantém muitas das suas caraterísticas originais e apresentam elevado interesse histórico e valor arquitetônico, compartilhando a ambiência acolhedora e confortável da Praça Figueiras de Melo, antes chamada Praça dos Educandos.

O Colégio Imaculada Conceição ocupa toda a quadra situada entre as ruas Coronel Ferraz, Costa Barros, 25 de março e a Avenida Santos Dumont. O equipamento integra, na confluência da Avenida Santos Dumont, com a rua Coronel Ferraz, a Igreja do Pequeno Grande, cuja silhueta se destaca por entre os restantes edifícios, constituindo uma referência visual para todo o conjunto. 
Ambos têm as fachadas principais voltadas para a Praça Figueiras de Melo, e sua arborização, com muros e gradis a criar pequenos espaços privados de recuo em relação à calçada para permitir um acesso mais resguardado aos edifícios.
O edifício da antiga Escola Jesus, Maria e José, propriedade da Arquidiocese de Fortaleza, está localizado entre as ruas Coronel Ferraz e Visconde de Sabóia e o início da Avenida Santos Dumont. Voltada para a lateral da Igreja do Pequeno Grande, o destaque das alas laterais do edifício, de cantos chanfrados, permitem à fachada principal um recuo em relação à calçada. 
Atualmente, o edifício está desocupado e a área de recuo é ocupada como estacionamento. No entanto este espaço foi, no passado, murado, permitindo um acesso resguardado à semelhança do que acontece com o Colégio da Imaculada Conceição.
O edifício do Colégio Estadual Justiniano de Serpa, antiga Escola Normal, possui localização privilegiada, no centro da Praça Figueira de Melo, entre a Avenida Santos Dumont e as ruas 25 de março e Coronel Ferraz. Envolvida por arborização, a escola desfruta de um ambiente tranquilo, que ameniza os ruídos e outros inconvenientes da inserção urbana.
Valorização 
“O tombamento em conjunto dos imóveis é mais um importante passo no processo de preservação e valorização do patrimônio cultural de Fortaleza. Trata-se da primeira experiência de tombamento de um conjunto edificado significativo, nesse caso, articulado em torno ao tema da educação em nossa cidade. O tombamento de conjuntos urbanos é uma estratégia extremamente contemporânea de proteção porque amplia o interesse patrimonial dos bens considerados de forma isolada a todo um contexto mais abrangente que ajuda a entender melhor nossa própria historia. Proximamente, esperamos poder dar novos passos nessa direção, contemplando outras áreas da cidade e incluindo de maneira especial o patrimônio modernista de Fortaleza, por vezes deixado de lado no debate entorno a memoria histórica e arquitetônica de nossa cidade”, comemorou o coordenador de patrimônio histórico e cultural da Secultfor, Jober Pinto.
A instrução de tombamento do conjunto foi elaborada numa parceria entre Secretaria de Cultura de Fortaleza, por meio da Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural, e o Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos da Universidade Estadual do Ceará (Iepro). A apresentação foi feita pela arquiteta Susana Caramelo e pelo historiador Carlos Freire. 
Após a aprovação pelo Comphic, o decreto de tombamento segue para a assinatura do Prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio

Nenhum comentário: