Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de julho de 2012

MARTA E CRISTIANE BRILHAM,BRASIL GOLEIA E ESTREIA COM O PÉ DIREITO'NOS JOGOS.



Meninas batem Camarões por 5 a 0. Camisa 10 marca dois, e atacante sai do banco para torna-se a maior artilheira da história do torneio olímpico

Antes mesmo da festa de abertura, de a tocha chegar ao Estádio Olímpico, do desfile das delegações ou do show do ex- Beatle Paul McCartney, na sexta-feira, os brasileiros já tiveram sua primeira alegria nos Jogos Olímpicos. Em busca da inédita e tão sonhada medalha de ouro, a seleção brasileira feminina de futebol - comandada por Marta e Cristiane - estreou com goleada por 5 a 0 sobre Camarões e deu o pontapé inicial da delegação brasileira com o pé direito nos Jogos de Londres.
Marta, com duas bolas na rede, e Cristiane, que tornou-se a maior artilheira da história do torneio olímpico, com 11 gols, foram os destaques do Brasil. O jogo foi no Millenium Stadium, em Cardiff, País de Gales, já que a competição de futebol não será concentrada somente em Londres. O palco é o mesmo da estreia do futebol masculino, nesta quinta-feira, às 15h45m, contra o Egito. O SporTV transmite a partida ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.
Marta comemora gol do Brasil contra Camarões (Foto: Reuters)Brasileiras comemoram o primeiro gol de Marta na partida (Foto: Reuters)


Com a vitória, o Brasil assumiu a liderança do Grupo E. Com três pontos, tem a mesma pontuação da Grã-Bretanha – que venceu mais cedo a Nova Zelândia no mesmo estádio -, mas um saldo de gols melhor. Somando as duas partidas, 30.847 torcedores foram ao Milleunium Stadium, segundo o site de "BBC". O estádio tem capacidade para 70.000 pessoas, mas a carga de ingressos foi de 40.000.
Sustos e gols
Antes de a bola rolar, dois sustos. Ao entrar em campo, as brasileiras usavam o uniforme antigo da seleção, ainda com a faixa verde na altura do peito. Outra surpresa foi a ausência de Cristiane. Voltando de lesão e ainda sem ritmo, a artilheira das duas últimas edições dos Jogos Olímpicos começou no banco e deu lugar a Thaisinha.
Com a bola rolando, outro susto. As africanas surpreenderam e tomaram a iniciativa do jogo. A pressão inicial, que durou quatro minutos e rendeu dois escanteios para Camarões, até deu a impressão de que as brasileiras teriam um jogo duro pela frente. Ledo engano. Aos seis minutos, o Brasil já estava na frente. Com maestria, Francielle cobrou falta sofrida por Fabiana na entrada da área e contou com a colaboração da goleira Ngo Ndom.
Três minutos depois, a seleção ampliou. Após escanteio, a zagueira Renata Costa subiu mais alto do que a defesa de Camarões e cabeceou forte, porém em cima de Ngo Ndom. A fraca goleira africana, no entanto, demorou uma eternidade para levantar os braços e viu a bola passar a centímetros de sua cabeça. Falha grosseira: 2 a 0.
Cristiane entra, e dupla com Marta brilha
A goleada se desenhava, e o segundo gol brasileiro em apenas nove minutos de jogo deixou a impressão de que as brasileiras comemorariam uma chuva de gols ainda na primeira etapa. Mais uma vez, ledo engano. A seleção brasileira pisou no freio e diminuiu o ritmo, enquanto as africanas não esboçaram qualquer poder de reação.
Comemoração renata - Brasil x Camarões (Foto: Getty Images)Renata Santos comemora o segundo gol brasileiro (Foto: Getty Images)
Na volta do intervalo, o técnico Jorge Barcellos trocou Thaisinha por Cristiane. E a substituição surtiu o efeito esperado e mudou o ritmo brasileiro, uma vez que o time parecia satisfeito com o resultado, mas Cristiane, não.
Cheia de disposição, a atacante reeditou a dupla infernal com Marta e participou dos três gols brasileiros da segunda etapa. De quebra, tornou-se a maior artilheira da história dos Jogos Olímpicos.
O show começou aos 25. Cristiane fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Marta, que foi derrubada na área. Na cobrança, a camisa 10 - que até então tinha atuação discreta - bateu com força, no meio do gol, e ampliou para o Brasil.
Aos 34, a dupla brasileira voltou a aprontar. Marta achou Cristiane livre na área. A artilheira driblou a goleira e fez um bonito gol - seu 11º em Jogos Olímpicos. Cristiane, agora, é a maior goleadora em Olimpíadas de todos os tempos, superando a alemã Birgit Prinz.
Aos 41, uma pintura para fechar o caixão de Camarões. Cristiane arrancou da intermediária, passou por duas adversárias, driblou a goleira e retribuiu cruzando na medida para Marta, que só teve o trabalho de empurrar para a rede: 5 a 0.

As brasileiras voltam a campo no sábado, às 10h30m (de Brasília), quando enfrentam a Nova Zelândia. Já Camarões terá a Grã-Bretanha pela frente, no mesmo dia. Na competição de Londres, os primeiros e segundos de cada grupo se classificam. Os dois melhores terceiros colocados também seguem para as quartas. As semifinais serão disputadas em 6 de agosto, enquanto a final está marcada para 9 de agosto no estádio de Wembley, em Londres.

Brasil  5
Andreia, Bruna, Erika, Renata Costa, Fabiana, Franciele (Daiane), Formiga (Grazielle), Ester, Maurine, Marta, Thaisinha (Cristiane).
Camarões 0
Ngo Ndom; Manie, Ejangue, Meffoumetou, Nchout (Enganamouit); Bella, Feudjio (Zonga), Beyene, Yango; Ngono Mani e Onguene.
fonte:g1 sp/camocim belo mar blo
g

Nenhum comentário: