Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

PACOTE DE NOVAS DESONERAÇÕES É ANUNCIADO PELO ESTADO DO CEARÁ.



Eletrodomésticos, móveis e materiais de construção terão redução de ICMS, além de itens de informática


Após ser publicado, o decreto de desoneração da carga tributária para itens de informática, que passou de 17% para 7%, poderá, enfim, ser usufruído pelo mercado do segmento a partir do 1º dia de fevereiro, informou ontem o secretário estadual da Fazenda, Mauro Benevides Filho, durante a primeira das quatro festas da 6ª edição do Prêmio Contribuintes, realizada na Fundação Tuboarte, no município de Jaguaribe. Segundo o secretário, mais três itens terão desoneração no dia 1º de março. São eles: móveis, eletrodomésticos e materiais de construção. 


Secretário da Fazenda do Estado, Mauro Filho, conduziu a premiação e levou incentivo aos empresários a partir de desonerações. O diretor Comercial do Diário do Nordeste, Ruy do Ceará, entregou a honraria a entidades filantrópicas fotos: LC Moreira

Ainda durante a premiação, que é uma parceria entre o Sistema Verdes Mares e do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Mauro Filho revelou uma iniciativa da secretaria que entrará em vigor na próxima sexta-feira, dia 1º de fevereiro para facilitar a vida dos contribuintes.


Parcelamento pelo site

“Aqueles que pretendem parcelar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) não precisarão mais se deslocar até um de nossos núcleos, que muitas vezes são distantes de seus respectivos municípios. Todo o serviço poderá ser feito pelo computador, através do site da Sefaz. É uma forma de proporcionarmos mais conforto e, ao mesmo tempo, incentivar ainda mais os contribuintes”, assinalou o secretário.


Ex-ministro Ciro Gomes enalteceu a iniciativa do Prêmio Contribuintes, qualificando como bom exemplo

Homenageados da noite

Responsáveis por R$ 199 milhões dos R$ 7,65 bilhões arrecadados em todo o Ceará no ano passado com o ICMS, as Pessoas Jurídicas das regiões Central e Centro-sul do Estado foram as grandes homenageadas na festa de ontem da 6ª edição do Prêmio Contribuintes. Ao todo, 36 prêmios foram entregues em três categorias: Contribuintes com maior arrecadação de ICMS por região, empresas do Regime Simples Nacional e Entidades filantrópicas que mais recolheram notas fiscais dentro do programa “Sua Nota Vale Dinheiro”.

Celebração
Para Mauro Filho, assim como nas edições anteriores, o Prêmio Contribuintes “é uma merecida celebração a todos que contribuíram para o desenvolvimento do Ceará, já que proporcionaram a arrecadação de valores significativos que se converteram em maior educação, saúde, segurança e diversos outros benefícios para a população”.

Participação do Interior

Ainda de acordo com o secretário, a participação das Pessoas Jurídicas oriundas do Interior do Estado na arrecadação do ICMS tem crescido ao longo dos anos, o que deve aumentar ainda mais em um futuro breve. “Obviamente que a maior parte dos recursos arrecadados são provenientes de Fortaleza, mas as empresas do Interior têm mostrado que são de suma importância para o Ceará. Não à toa, fazemos questão de promover festas do Prêmio em cidades do Interior e, no último dia de homenagens, reunir todos em Fortaleza”, diz Mauro Filho.

Parceria de sucesso

Representante do Sistema Verdes Mares na festa de ontem, o diretor comercial do Diário do Nordeste, Ruy do Ceará ressaltou o sucesso da iniciativa com o governo do Estado. “Acredito que essa parceria tem funcionado de forma expressiva, já que nosso Estado continua se destacando na arrecadação fiscal no Brasil, assim como nos investimentos. Prova disso é que o Ceará foi o 4º estado que mais investiu em 2012, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais”, comenta. Ruy também deu opinou sobre a importância do Prêmio Contribuintes para a sociedade. “Esta condecoração serve de estímulo para seus agraciados e também demais empresários que enxergam nesta iniciativa uma forma de valorização de suas marcas junto à sociedade. E é justamente essa busca pelo reconhecimento e qualificação que torna o cenário empresarial ainda mais próspero e dinâmico”, explica. O Prêmio Contribuintes conta com patrocínio do Grupo M. Dias Branco, da OI, do Banco do Nordeste e Bradesco.





























































O QUE ELES PENSAM
Reconhecimento do trabalho


"É uma satisfação enorme sabermos que fazemos nossa parte para o desenvolvimento do Estado. A cada ano, a premiação ganha força e é muito bom participar pelo segundo ano consecutivo"
Manoel Nerton Lima 
Proprietário da Sayo Calçados (Russas)


"Acredito que foi uma excelente ideia homenagear também as instituições filantrópicas, pois desenvolvemos um bom trabalho na arrecadação de notas fiscais. É bom para nós e ainda gera recursos para o Estado"
Francisco Adail 
Diretor da Apae de Iguatu

"O mais importante de um evento como este é mostrar que os recursos arrecadados pelo Estado estão sendo bem empregados. Participamos em todas as edições e espero que continue assim"
José Edson Nogueira 
Presidente da Tuboarte (Jaguaribe)


"Viemos do Sul do País para investir aqui no Ceará e é muito bom ter o trabalho reconhecido. 2012 não foi um ano bom para o setor de calçados, mas ficamos felizes por ajudar no desenvolvimento do Estado"
Honório Rodrigues 
Diretor da Dakota (Quixadá)


Mercado brasileiro vai esfriar, avisa Ciro

Em palestra realizada ontem no município de Jaguaribe, durante a primeira solenidade de entrega da 6ª edição do Prêmio Contribuintes, o ex-ministro Ciro Gomes não se mostrou otimista no que se refere ao futuro breve das exportações do Brasil. Falando sobre a crise financeira mundial, que se alastra desde 2008, ele afirmou que os problemas na Europa devem perdurar por mais uma década, esfriando o crescimento da China e, consequentemente, o desenvolvimento do mercado brasileiro.

“Durante o seu maior momento de expansão, a China comprou do Brasil absolutamente tudo, sendo muitos itens em larga escala. Com a crise europeia, que não deve ser aliviada fortemente tão cedo, o mercado do Velho Continente fica estagnado e freia o chinês, causando um recuo nas importações dos asiáticos, o que representa bem menos vendas para o nosso País”, explica Ciro Gomes.

Para o ex-ministro, a crise iniciada em 2008 já pode ser considerada a maior de toda a história do capitalismo. 
“O número de riquezas esterilizadas é quase incalculável. Para se ter uma ideia, empresas com mais de 100 anos de mercado passaram a valer quase nada nos dias de hoje, isso sem falar do futuro aumento exponencial nos índices de inflação e calote por lá, que deve acontecer em breve”, opina Ciro.
“No que se refere às riquezas obliteradas, a grande crise que aconteceu após a Segunda Guerra Mundial não alcançou nem um décimo das perdas que tivemos agora”, acrescenta ele.

Reconhecimento

Falando sobre o Prêmio Contribuintes, o ex-ministro substituiu o discurso pessimista sobre a crise por inúmeros elogios ao Governo do Estado do Ceará e ao Sistema Verdes Mares. 

Segundo ele, “um dos princípios de uma sociedade civilizada é reconhecer os bons exemplos e buscar incentivar os demais, o que é feito com maestria por meio dessa parceria. Apoiar os contribuintes é, acima de tudo, ajudar o Ceará a crescer, já que a saúde das famílias, a segurança da sociedade, tudo é proveniente de uma boa arrecadação”, finalizou o palestrante da noite.
fonte:Diario do nordeste/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: