Powered By Blogger

segunda-feira, 8 de abril de 2013

CEARÁ É 10º- ESTADO EM EXTORSÃO POLICIAL, DIZ MINISTÉRIO DA JUSTIÇA.



O Tribuna do Ceará teve acesso a uma prévia da pesquisa, que será divulgada na íntegra daqui a um mês

O Ceará ocupa a 10ª posição no ranking de extorsão policial em todo o Brasil, de acordo com pesquisa encomendada pelo Ministério da Justiça e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ao Datafolha. O Tribuna do Ceará teve acesso à previa do documento final.
Das 2.046 respostas positivas à pergunta “já foi vítima de extorsão ou teve que pagar propina a algum policial militar?”, 52 são do Ceará. Com 2,54% dos casos de extorsão, a Polícia Militar cearense é a 10ª no ranking da cobrança de propina em todo o Brasil, e a 3º no Nordeste, atrás apenas de Pernambuco (6,08%) e Bahia (5,08%).
Em 1º lugar está a PM do Rio de Janeiro, com 30,23% dos casos, seguida de São Paulo, com 18,22%, e do Pará, com 6,49%. Os estados com menor número de extorsão são Acre e Roraima, com 0,04% cada uma.
Desonestidade da polícia
Sobre o comportamento dos policiais militares em relação à desonestidade dos colegas, em todo o Brasil 61,3% dos entrevistados concordam que os PMs fazem “vista grossa”. Já no Ceará, 1.758 entrevistados concordaram, representando 63,3%.

Pesquisa
O instituto Datafolha ouviu 78 mil pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal, perguntando a elas se foram vítimas de extorsão por parte da Polícia Militar. Dos entrevistados, 2,6% relataram ter sido vítimas de extorsão por parte dos policiais militares.
Segundo o Ministério da Justiça, o objetivo da pesquisa é comparar os dados oficiais registrados pelas polícias, classificando-os por localidade, extrato social, cor da pele, idade, sexo e renda. Conforme o levantamento, os pós-graduados têm 9 vezes mais chances de ser extorquidos do que uma pessoa sem instrução.
Dentre as vítimas de extorsão, 59% têm escolaridade acima do ensino médio. Quem ganha mais de 20 salários mínimos tem 5,8 vezes mais chances de ser extorquido por um policial do que aqueles que ganham até um salário mínimo. Por faixa etária, quem tem entre 25 e 34 anos é a maior vítima, representando 36,4%.
Posicionamento
Controlador Geral de Disciplina, Servilho Paiva, concordou com as citações da secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, defendendo a importância de a sociedade entender os dois lados da corrupção.
“É um crime que tem o lado ativo e o passivo. Não estou defendendo a polícia, mas a mesma sociedade que cobra que a gente melhore a polícia a corrompe. Acho que, se fizéssemos pesquisas com outros agentes públicos, também apareceriam índices altos de corrupção. Mas a polícia tem o dever de proteger o cidadão, então concordo que o policial deve ser punido com mais seriedade”.fonte:Tribuna do Ceará/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: