Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de maio de 2013

LANÇADA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA 2013.



Aconteceu ontem, sexta-feira (03), o lançamento da 1ª etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa 2013. A solenidade foi realizada pelo Governo do Estado através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário e da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará acontece no município de Pindoretama. O objetivo é que o Ceará saia da zona de risco médio e alcance o status de zona livre de aftosa com a vacinação, e para isso é preciso vacinar 93% do rebanho de bovinos e bubalinos do Estado.
 Desde o dia 1º deste mês as revendas agropecuárias estão autorizadas a vender a vacina, seguindo até dia 30. A dose da vacina custa R$ 1,50. Os produtores que não vacinarem seu rebanho pagarão multa de R$ 13,43 por cabeça. Os produtores devem procurar as unidades locais da ADAGRI, as Secretarias Municipais de Agricultura e os escritórios da EMATERCE para declarar que o rebanho foi vacinado.

Febre Aftosa
A Febre Aftosa é uma doença viral altamente contagiosa que afeta animais biungulados, ou seja, animais que possuem dois dedos. Os mais afetados são bovinos de leite e de corte e os suínos. O animal afetado apresenta uma febre alta que diminui após dois a três dias. Em seguida aparecem pequenas vesículas na mucosa da boca, laringe e narinas e na pele que circunda os cascos. Os bichos também se afastam do rebanho, babam, não comem e não bebem água.

Nenhum comentário: