Powered By Blogger

domingo, 14 de julho de 2013

POLÍCIA CAÇA O CHEFE DO BANDO.

Francisco de Assis Fernandes da Silva, o ´Barrinha´ ou ´Irmão´, é apontado como chefe do grupo FOTO: DIVULGAÇÃO
Policiais da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), da Divisão Antissequestro (DAS), do Comando Tático Rural (Cotar) e da Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizam uma ´caçada´ na tentativa de prender o homem apontado como chefe de uma quadrilha que vem praticando ataques a agências bancárias no Interior do Estado.

Francisco de Assis Fernandes da Silva, conhecido no meio policial pelos apelidos de ´Barrinha´ ou ´Irmão´, seria o responsável pelos assaltos violentos em cidades de pequeno e médio porte do Interior cearense no estilo do ´Novo Cangaço´. O bando invade as cidades geralmente durante a madrugada, se divide em dois grupos e passa a agir de modo simultâneo contra os destacamentos policiais e contra as agências bancárias.

´Irmão´ é acusado de praticar vários sequestros contra empresários no Ceará, mas, nos últimos tempo, teria migrado junto com seus comparsas para as ações delituosas de assalto a bancos no Ceará. Graças a uma falha da Justiça e do Sistema Penal, em abril último, ele saiu da prisão pela porta da frente mesmo tendo contra si um mandado de prisão preventiva.

Na época, o caso teve grande repercussão e foi revelado, com exclusividade, pelo Diário do Nordeste em manchete de primeira página. O bandido obteve um habeas corpus na Justiça e foi colocado imediatamente em liberdade. No entanto, ficou comprovado que contra ele havia uma segunda ordem de prisão preventiva decretada pela Comarca de Milhã (303Km de Fortaleza), exatamente por sua participação no ataque a um banco.

 Chefiou
Na última ação da quadrilha, no Município de Pentecoste, foi usada uma grande carga explosiva que acabou por destruir toda a agência do BB FOTO: ALEX COSTA

O bandido estava recolhido na Casa de Privação Provisória da Liberdade I (CPPL I), em Itaitinga. De lá, foi embora e teria, segundo investigações das autoridades, passado a comandar uma numerosa quadrilha que vem atacando os bancos no Interior cearense. Segundo o delegado Romério Moreira de Almeida, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), ´Irmão´ chefiou a quadrilha no mais recente ataque bancário. O fato aconteceu na madrugada da última quarta-feira (10), na cidade de Pentecoste (88Km de Fortaleza), quando o bando usou explosivos, provavelmente dinamite, para destruir dois cofres.

A manobra, no entanto, não teve resultado. Os equipamentos resistiram ao impacto dos artefatos e a quadrilha acabou não roubando o dinheiro que pretendia. Em seguida, populares aproveitaram a destruição do prédio para saquear os objetos que ainda restaram intactos, como alguns computadores e os caixas eletrônicos da agência.

Mas, segundo o delegado, não foi apenas em Pentecoste que ´Irmão´ comandou o ataque. Ele já vinha sendo investigado pela equipe daquela Especializado sob a suspeita de ter chefiado também os assaltos a bancos nas cidades de Pedra Branca, Tejuçuoca, Apuiarés, São Gonçalo do Amarante e Banabuiú. Na maioria deles, a quadrilha utilizou o mesmo ´modus operandi´, isto é, atirou contra policiais, explodiu os caixas eletrônicos e incendiou veículos usados para a fuga pelas estradas. fonte:diário do nordeste/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: