Powered By Blogger

domingo, 8 de setembro de 2013

MANIFESTANTES SE REFUGIAM EM IGREJA PARA ESCAPAR DE BOMBA DE GÁS NO CEARÁ.

Grupo se refugiou na Igreja da Paz após polícia tentar dispersar multidão.

PM diz que protesto chegou à Av. da Abolição com cerca de 3 mil pessoas.

Do G1 CE/camocim belo mar blog
Fortaleza no início da noite deste sábado (7).  Após caminhada de cerca de duas horas por ruas de três bairros da capital, o grupo se dispersou quando a polícia lançou bombas de gás. Alguns manifestantes entraram nas dependências da Igreja da Paz no momento em que fiéis católicos saíam da missa. Eles se protegeram na escadaria, entre o portão e a entrada do tempo. Após 20 ou 30 minutos, quando o clima ficou mais tranquilo, eles resolveram sair. 
Jovem fica ferido por bala de borracha (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Jovem foi ferido por bala de borracha
(Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
O coronel Túlio Studart, comandante da operação 7 de Setembro, da PM, afirma que a manifestação tinha entre 3 mil e 4 mil pessoas quando chegou à Avenida da Abolição, no Bairro Meireles. A concentração ocorreu às 14 horas no centro cultural Dragão do Mar, no Bairro Praia de Iracema, área turística de Fortaleza. Pela manhã, um ato havia sido programado para o mesmo local, mas não chegou a ocorrer. 
O protesto foi articulado pelas redes sociais pelo movimento 'Mais Pão Menos Circo - Copa pra Quem?', mesmo que convocou vários protestos em junho na capital cearense. Entre as reivindicações deste sábado, estavam a legalização dos limites do Parque do Cocó, fim do voto secreto e passe livre. 

 Inicialmente os manifestantes ficaram embaixo do Planetário, na área interna do centro cultural (veja vídeo ao lado). Do lado de fora, o local estava muito policiado. Por volta das 16 horas, os manifestantes saíram em passeata. Alguns usaram máscara,  mesmo com a determinação da Justiça de que os policiais poderiam pedir a identificação de mascarados. No caminho, encontraram outros grupos que participavam do Grito dos Excluídos. No fim da tarde, o grupo chegou à área turística da beira-mar. A todo instante, os manifestantes encontravam barreiras da polícia que, até este momento, só acompanhava o protesto.
Carro fica amassado  (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Carro fica amassado após passagem
do protesto (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Carros amassados e ferimentos
Os manifestantes subiram da Avenida Beira Mar em direção ao Bairro Aldeota, área nobre da capital. Um grupo de vândalos atirou pedras em vidraças e subiu nos carros estacionados na Rua Joaquim Nabuco. Vários deles ficaram amassados.  O protesto entrou pela noite e o vandalismo continuou na Praça Portugal. Vidraças de lojas foram quebradas e a multidão só se dispersou quando a PM usou balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio. Um rapaz ficou ferido por bala de borracha. A polícia disse que agiu dentro da legalidade.
rapaz é preso portando máscara de gás em fortlaeza (Foto: Thiago Conrado/Arquivo pessoal)Em uma das primeiras detenções da manhã,
rapaz tinha baladeira e máscaras
(Foto: Thiago Conrado/Arquivo pessoal)
Revistas policiais
A Polícia Militar fez revistas em muitos grupos que se dirigiam a locais de protestos ao longo do dia. Durante a manhã, 30 pessoas foram presas por portar objetos como máscaras, baladeiras (estilingues), pedras e rojões, segundo o coronel Túlio Studart, que comandou a operação policial neste 7 de Setembro.
Todos foram levados à delegacia de roubos e furtos e liberados após identificação.  "Isso é uma ditadura. Eles não vão deixar a gente se reunir, se manifestar. Eles estão me prendendo antes de chegar ao local'', disse Mário Ramon, um dos primeiros detidos. "Isso [Estilingue] certamente ia ser jogado na polícia'', afirmou o militar que efetuou a prisão. Outro rapaz foi detido à tarde com uma faca na bota e, pelo menos um outro, à noite.
  •  
material apreendido com rapaz preso quando ia para protesto (Foto: Tiago Conrado/Arquivo Pessoal)Material apreendido com jovem revistado pela manhã (Foto: Tiago Conrado/Arquivo Pessoal)
Grito dos Excluídos
Nas obras do Acquario do Ceará, na Comunidade do Poço da Draga, o "Grito dos Excluídos" terminou às 18 horas. Os grupos se concentraram no aterrinho da Praia de Iracema e da Praça do Cristo Redentor e seguiram para o Acquario, onde pastorais e movimentos sociais, entidades ligadas ao jovem e ao adolescente fizeram o ato final. O grupo encontrou o protesto que saiu do centro Dragão do Mar, mas seguiu caminho. Neste ano, o tema foi “Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular”.
Desfile da Independência
tradicional desfile de 7 de Setembro transcorreu com tranquilidade na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza. De acordo com a organização, 4.600 militares de todas as forças participaram do desfile, além de estudantes de escolas de Fortaleza. O vice-governador do Ceará, Domingos Filho, desfilou em carro aberto. O governador Cid Gomes e o prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, não compareceram à solenidade.

As escolas foram as primeiras a desfilar. Em seguida, passaram os homens da Marinha, Exército, Aeronáutica e as Polícias. Mesmo sob sol forte, fortalezenses acompanharam o desfile que terminou por volta de meio-dia. "É uma data comemorativa e relembra o meu tempo também de desfile no colégio", diz o farmacêutico Francisco Barbosa.

Nenhum comentário: