Powered By Blogger

domingo, 1 de setembro de 2013

NELSON MANDELA DEIXA O HOSPITAL DEPOIS DE QUASE 3 MESES INTERNADO.


Sua condição pulmonar pode ser resultado de uma tuberculose contraída na prisão
Segundo a Presidência da África do Sul, Nelson Mandela deixou o hospital na manhã deste domingo e foi para sua casa em Joanesburgo, onde continuará a receber cuidados intensivos.
O anúncio foi feito um dia depois de as autoridades negaram relatos de que Mandela, que tem 95 anos, já havia recebido alta.
A declaração diz que a condição de Mandela permanece crítica, e no momento instável.
O primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul estava no hospital desde junho com uma infecção pulmonar.
"Sua equipe de médicos está convencida de que ele vai receber o mesmo nível de cuidado intensivo em sua casa no subúrbio de Houghton que ele recebeu no hospital em Pretória", diz a declaração da Presidência.
O documento também diz que sua casa foi "reconfigurada para permitir que ele continue recebendo cuidados intensivos", e que ele será tratado pelos mesmos profissionais de saúde que cuidam dele desde o dia 8 de junho, quando foi admitido no hospital.
Se necessário, ele voltará ao hospital, diz a declaração.

Tuberculose na prisão

Joanesburgo fica a cerca de 55 km ao sul da capital da África do Sul, Pretória.
No sábado, fontes próximas à Mandela disseram à BBC, e outros meios de comunicação internacionais, que ele já havia voltado para casa.
Isto foi negado pela presidência da África do Sul, que controla todas as comunicações sobre a saúde do ex-líder.
Acredita-se que a condição pulmonar de Mandela é resultado de uma tuberculose contraída durante os 27 anos que passou na prisão acusado de pegar em armas contra o governo de minoria branca.
Ele se tornou presidente em 1994 - na primeira eleição em que negros sul-africanos foram permitidos votar - e deixou o cargo cinco anos depois.
O ganhador do Prêmio Nobel da Paz tem sido amplamente aclamado por pregar a reconciliação com a comunidade branca da África do Sul.
Durante seu tempo na prisão, houve uma enorme campanha internacional pedindo pela libertação de Mandela.

Nenhum comentário: