Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CEARENSE VENCE 55º PRÊMIO JABUTI DE LITERATURA.


Além da vencedora, outros três cearenses se classificaram para a final do prêmio de literatura: Tércia Montenegro, Lira Neto e Tino Freitas

socorro
Socorro Acioli venceu o prêmio Jabuti 2013
A escritora cearense Socorro Accioli ficou em primeiro lugar no 55° Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Infantil, com o livro de ficção “Ela Tem Olhos de Céu” (Editora Gaivota). Com 27 categorias no total, a segunda fase de votação da edição 2013 do o prêmio, que definiu os vencedores, aconteceu nesta quinta-feira (17) na sede da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo.
Outras duas publicações de autores cearenses também ganharam destaque. “Getúlio: dos Anos de Formação à Conquista do Poder, 1882-1930″ de Lira Neto (Companhia das Letras) e ”Mãos que fazem história” de Cristina Pioner e Germana Cabral (Editora Verdes Mares), ambas ficaram emterceiro lugar nas categorias Biografia e Reportagem, respectivamente.
O Ceará contou com mais duas obras finalistas, na categoria Contos e Crônicas, o qual Tércia Montenegro concorreu com o livro “O Tempo em Estado Sólido” (Grua Livros) e também na categoria Infantil, com a obra “Primeira Palavra” (Abacatte Editorial) de Tino Freitas.

Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência: o Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro.fonte:Tribuna do ceara/camocim belo mar

Nenhum comentário: