Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

COMITÊ VAI MONITORAR PREÇOS,TARIFA E QUALIDADE DOS SERVIÇOS DURANTE COPA DO MUNDO DE 2014.

Casa Civil coordenará e fazer um 'diagnóstico detalhado' dos preços e qualidades dos serviços

A presidente Dilma Rousseff (PT) determinou nesta quinta-feira (17) a criação de um comitê interministerial para monitorar preços, tarifas e qualidade dos serviços durante a Copa do Mundo de 2014.
Passagens aéreas subiram nos trechos mais procurados, como a ponte aérea entre os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont  
Sob a coordenação da Casa Civil, os ministérios do Esporte, Justiça, Turismo, Fazenda, Saúde e a Secretaria de Aviação Civil vão, com os Procons da cidades-sede, fazer um "diagnóstico detalhado" dos preços e qualidades de serviços em hotéis, restaurantes, aeroportos e demais serviços turísticos.
O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) também poderá acionar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para fiscalizar, nos setores aéreo e hoteleiro, situações que ameacem a livre concorrência. "Não tabelamos nem tabelaremos preços, mas nós não permitiremos abusos. Vamos utilizará todos os instrumentos à disposição do Estado para garantir a defesa dos direitos do consumidor, seja ele brasileiro, ou estrangeiro", disse a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), em nota. 


Preço de passagens aéreas chega a ser 10 vezes mais alto do que em um dia normal
Na última segunda-feira (14), a Folha de S.Paulo mostrou que, oito meses para a Copa do Mundo começar, o preço de passagens aéreas chega a ser dez vezes mais alto do que em um dia normal. O valor cobrado do passageiro é superior, por exemplo, ao de bilhetes para a Europa e para os Estados Unidos no mesmo período.
Uma das explicações dadas pelas empresas aéreas é a lei da oferta e da demanda: se mais gente compra, restam menos lugares no voo - e os assentos que sobram encarecem. A tarifa subiu principalmente nos trechos mais procurados, como a ponte aérea entre os aeroportos deCongonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio), a rota mais movimentada do Brasil.
Nesta quinta, reuniram-se para a criação do comitê, além de Gleisi e de Cardozo, Gastão Vieira (Turismo) e Moreira Franco (Aviação Civil). Participaram também os presidentes da Embratur, Flávio Dino, e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Marcelo Guaranys. A primeira reunião do grupo será na próxima quinta-feira (24).

Nenhum comentário: