Powered By Blogger

sábado, 28 de dezembro de 2013

TÍTULO POR UM TIQUINHO.

Para triunfar em cima do maior rival, diretoria do Vovô trouxe uma das peças mais importantes do próprio Fortaleza


O ano era 1978. O campeonato foi um dos mais disputados da história. E mais inesquecível para uma só torcida que para as outras: a do Ceará. O Time de Porangabuçu vinha de um tricampeonato e o sonho da diretoria era igualar o feito de 60 anos antes quando o Estadual ainda era a Liga Metropolitana.

O Alvinegro conseguiu o tão sonhado tetra após trazer Moésio Gomes, o "Soldado Tricolor". A contratação gerou protestos no clube Fotos: Arquivo/Natinho Rodrigues/ Profissional que era, e apesar das críticas, Moésio Gomes levou o Vovô ao tetracampeonato. Herói do jogo, o atacante Tiquinho morreu precocemente, em 2009
O Ferroviário conquistou o 1º turno. O Tricolor de Aço venceu o 2º. Então, para alcançar o tão sonhado tetra, só restava ao Vovô ganhar o último e 3º turno. E foi o que aconteceu, com a ajuda especial de um atleta e seu apelido, que entrariam para sempre na história do lado preto-e-branco do Estado: Tiquinho.

Naquele ano, a torcida alvinegra não estava tão confiante na conquista. O time havia vacilado nos primeiros turnos e tanto o grupo como parte da diretoria não estavam focados na disputa. No entanto, o Ceará tinha uma carta na manga. Para falar a verdade duas. Tiquinho, destaque até então do alvinegro, e nada mais nada menos que o notório técnico tricolor Moésio Gomes.

A ideia de levar o "Soldado Tricolor" para Carlos de Alencar Pinto foi do presidente Eulino Oliveira. Apesar das críticas de muitos alvinegros, o presidente do clube se responsabilizou e manteve Moésio como a principal peça do Ceará para conquistar o tetra. E o novo reforço deu certo. Apesar de perder o returno, o Vovô ganhou corpo na reta final e depois de uma forte disputa com Fortaleza e Ferroviário, venceu o terceiro.

Então veio o Super Turno. Na primeira partida, o Ceará empatou com o Fortaleza em 0 a 0. Dias depois, mais um empate sem gols. Desta vez com o Tubarão da Barra. No dia 14 de dezembro, uma vitória de 1 a 0 sobre o Ferroviário colocaria o Vovô na frente na reta final. E um novo empate diante do Fortaleza em 0 a 0 daria o Super Turno ao Vovô.

Noite inesquecível
A decisão do campeonato estava definida. Mais uma vez, como em outros anos, Ceará e Fortaleza iam decidir o título. E a decisão estava marcada para o dia 20 de dezembro, uma quarta-feira. Toda a cidade estava envolvida.

O América surgiu em 1920. O time foi duas vezes campeão do estadual em 1935 e 1966. De lá para cá, só Ceará, Fortaleza e Ferroviário levaram campeonatos

O árbitro do jogo, o carioca Luis Carlos Felix, autorizou e a bola rolou no gramado do Castelão. A tensão era evidente. A equipe de Moésio Gomes tinha mais posse de bola, enquanto o Fortaleza, do técnico Moacir Meneses, chegava sempre com perigo. Principalmente com a dupla Geraldino e Da Costa.

O Vovô era um time repleto de craques: Amilton Melo, Erasmo, Edmar, Ivanir e, lá na frente, o franzino Tiquinho. Magrinho e discreto na partida, o atacante alvinegro parecia que não daria trabalho aos defensores tricolores Pepeta e Rodrigues. Já no segundo tempo, vendo que o Leão não se entusiasmava para marcar, o Ceará começou a dominar as ações da partida.

O Vovô já havia perdido três boas chances. A torcida alvinegra ruía as unhas, passava a mão no cabelo e ansiava por uma possível jogada que levaria ao tetra. Quando a torcida de ambas as equipes já começavam a se preparar para a prorrogação, veio o improvável. Aos 44 minutos do segundo tempo, Dudé, do Tricolor de Aço, foi tocar a bola para Otávio Souto. Este, desatento, perdeu a redonda para o meia Amilton Melo. O jogador alvinegro enfiou para Jangada, que rapidamente tocou para Ivanir. Iluminado e, segundo se diz, impedido, Ivanir dominou e partiu pela ponta direita. Já perto da grande área, ameaçou fuzilar a meta do arqueiro Lulinha, mas não o fez. Ele levantou a cabeça e tocou suavemente para Tiquinho, que teve o trabalho só de empurrar a bola para os fundo das redes. Gol do Ceará! A multidão alvinegra era só alegria no Castelão. Uns choravam, outros se abraçavam. Os mais contidos e até mesmo os céticos do momento só observavam o gol histórico. Não dava mais para o Leão. O tetra alvinegro estava selado.

Fim do tabu tricolor
Em 1982, o Leão não conquistava um título cearense havia sete anos. O pior é que a torcida amargava derrotas seguidas para o seu maior rival, o Ceará, que de 1975 a 1981 havia conquistado um bicampeonato (80/81) e um tetra (75/76/77/78). E ainda tinha o Ferrão, campeão incontestável de 1979.

O time tinha na presidência o "Papa" Silvio Carlos e o eterno mandatário tricolor não mediu esforços para tirar o Leão da fila. Trouxe jogadores como Adilton,Edmar, Assis Paraíba e o principal deles: o meia Zé Eduardo, ídolo e ex- Ceará. Para completar no banco de reservas, contava com Moésio Gomes.

Com um time cheio de craques, o Tubarão conquistou, invicto, o título de 1968. Já o Calouros do Ar teve seu ano de ouro quando conquistou os três títulos disputados em 1955: Torneio Preparatório, Torneio Início e Campeonato Cearense

Mas o Ferroviário não estava para brincadeira. Com o elenco forte, formado por Luizinho, Meinha, Édson, Paulo César Cascavel e Jorge Veras, deu trabalho para o Fortaleza.

Após dois empates no início do mês de dezembro (1 a 1 e 2 a 2), as duas equipes entraram em campo em 12 de dezembro de 1982 para a final. E o Fortaleza, ganhador do 1º e do 2º turnos, jogava pelo empate, já que o Ferrão havia ganho o 3º turno.

O jogo começou nervoso e truncado, com o Tricolor organizando as principais jogadas, mas sem sucesso. O Ferrão assustava sempre com Jorge Veras e Paulo César Cascavel.

Com tanta emoção e tendo duas pontes de safena, Moésio Gomes passou mal no banco de reservas logo no início do jogo e foi encaminhado para o Hospital de Messejana. Só que mesmo sem técnico, o Leão saiu vencedor: 4 a 0. Adílton, fez três gols e Ronner o outro.

Diz a lenda que, mesmo hospitalizado, e sedado, Moésio teria perguntado ao médico: "Doutor, quanto saiu o jogo?", para depois ouvir: "É, Seu Moésio, o Fortaleza venceu de 4 a 0. Pode comemorar".

Último invicto
O Ferroviário nunca esteve tão soberano como no ano de 1968. Com um time repleto de craques, tais como João Carlos, Paraíba, Coca-Cola, Edmar e Lucinho, o Tubarão da Barra, em 14 jogos venceu incríveis oito partidas e empatou outras seis.

O certame era dividido em dois turnos. No primeiro, o Ferrão venceu quatro jogos e empatou três. No returno, o Tubarão repetiu a boa campanha e depois de três triunfos, com os tropeços de Fortaleza, Calouros do Ar e Ceará, o Tubarão tornava-se mais uma vez campeão cearense. E desta vez, invicto. Essa foi a última vez que um time foi campeão dessa forma.

Gioras XerezEspecial para o Jogada

SAIBA MAIS
Tremendão da Aerolândia
O Calouros do Ar foi fundado em 1º de janeiro de 1952. Apenas quatro anos depois, em 11 de março de 1956, conquistou aquele que é até hoje seu único título estadual, o campeonato de 1955, derrotando o

Ferroviário por 2 a 0, com gols dos atacantes Zezinho e Zuzinha, no Estádio Presidente Vargas

Time dos acadêmicos
O Gentilândia Atlético Clube foi fundado em 1º de janeiro de 1934, a partir do Clube Social Gentilândia, criado três anos antes e com sede no bairro de mesmo nome. A agremiação conquistou o Campeonato Cearense de 1956. É o único bairro a vencer o campeonato .fonte:jogada/camocim belo mar blog

Nenhum comentário: