Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de junho de 2014

HEMOCENTROS FAZEM CAMPANHAS PARA AUMENTAR ESTOQUES DE SANGUE.

AÇÃO SOLIDÁRIA

"Nossa torcida é pela vida" tematiza uma das ações realizadas para motivar a participação de novos doadores


hemocentro
Estudantes também participam . No Ceará, a meta é alcançar 10 mil doações
FOTO: ROBERTO CRISPIM
Crato. Na semana que antecede o início dos jogos da Copa do Mundo, as seis unidades que integram a Hemorrede no Ceará estão mobilizadas para ampliar o estoque de bolsas    de sangue. O clima é de expectativa é de preocupação para o período. O temor é o aumento da demanda por conta de excessos nas comemorações, bem como as festividades regionais relacionadas ao mês de junho.
Diante da situação, ações estão sendo desenvolvidas em todas as regiões do Estado com a finalidade de ampliar o estoque de sangue na Hemorrede, formada por um Hemocentro coordenador, com sede em Fortaleza; quatro Hemocentros regionais, localizados nos municípios de Sobral, Quixadá, Crato e Iguatu; um Hemonúcleo, em Juazeiro do Norte; além de 64 agências transfusionais instaladas em hospitais da Capital e em alguns municípios do Interior do Ceará.
No Cariri, o trabalho vem sendo realizado através de parceria envolvendo o Hemocentro do Crato e escolas que compõem a rede pública em 28 municípios da região. Ontem, alunos da escola Jos   é Alves de Figueiredo, localizada no bairro Vila Alta, em Crato, aderiram à campanha de doação para a Copa do Mundo    lançada    pelo Hemoce. Sob o slogan    da campanha, "Nossa torcida é pela vida. Doe sangue", os alunos transformaram o laboratório de informática da unidade de ensino em centro de coleta voluntária. Dezenas de estudantes participaram das doações.
"Esse trabalho vem sendo construído já há algum tempo, através de palestras nas unidades de ensino, com a finalidade de disseminar a cultura da doação de sangue como responsabilidade social de todos", explicou a coordenadora técnica do Hemocentro do Crato, Aldilene Sobreira de Moura, ressaltando que a ação também tem a finalidade de atender às demandas provenientes de excessos cometidos durante os festejos relacionados ao mês de junho.
Expocrato
"Nós temos grandes eventos neste período, como a Festa do Pau da Bandeira, em Barbalha, e a ExpoCrato, em julho; além das festas juninas na maioria dos municípios. Tradicionalmente, há uma queda em relação ao número de doações nestes dois meses do ano. As doações obtidas durante a campanha da Copa vão garantir que haja estoque suficiente para atender a toda demanda", observou.
Diferente de outros anos, quando havia escassez constante de doadores, o número de doadores voluntários vem crescendo paulatinamente na região. Conforme a coordenadora, cerca de 3% de toda a população    do Cariri realiza doações de sangue periodicamente. "Este índice, inclusive, é maior do que o do próprio Estado, onde apenas 2% de toda a população cearense realiza doações sanguíneas", afirma Aldilene Sobreira. Segundo ela, o Hemocentro do Crato contabiliza cerca de 70% de doações fidelizadas. "A população tem respondido ao nosso chamamento e isso tem oportunizado certo estreitamento da relação da população para com o Hemocentro do Crato, facilitando, desta forma, o nosso trabalho", disse.
O Hemocentro do Crato atende a 45 hospitais em funcionamento em cerca de 28 dos 33 municípios que formam a região. Hoje pela manhã, funcionários e colaboradores do órgão estarão realizando panfletagem em torno da campanha da Copa, objetivando um maior número de doadores. "Nós estaremos, a partir das 9 horas, em frente ao Hemocentro, convocando a sociedade do Cariri. A doação voluntária precisa ser compreendida por todos como fundamental para nossa própria sobrevivência", avalia a coordenadora.

Voluntários
Na região Centro-Sul, o Hemocentro de Iguatu atende a 30 hospitais e a 25 municípios, além de dar suporte para todas as unidades da rede no Estado. "A nossa estratégia foi intensificar até o próximo dia 10 as coletas externas nos outros municípios", frisou a coordenadora local, Luana Cavalcante. "Vamos trabalhar normalmente e, apenas nos dias de jogos do Brasil, vamos suspender o expediente, duas horas antes".
A média mensal de coleta de bolsas de sangue no Hemoce de Iguatu é de 400 e apenas 20% são oriundos de doadores voluntários. Já em Sobral, na zona norte do Estado, a campanha recebeu apoio do corpo técnico    administrativo da Universidade Federal do Ceará (UFC), que realizou coleta de sangue junto aos estudantes, nas salas de aula do Campus Mucambinho. A ação contou com apoio de funcionários, professores, alunos e sociedade local.
De acordo com o professor Paulo Roberto Correia dos Santos, a campanha teve a finalidade de auxiliar o Hemoce e chamar atenção de maneira construtiva para as necessidades dos técnicos das Universidades Federais. Na ocasião, 46 pessoas se dispuseram à doação, das quais 20 foram consideradas aptas; dez inaptos por diversos motivos e 16 inaptos por falta de documentos, baixo peso ou por serem menores de idade. De acordo com o Ministério da Saúde   , os hemocentros devem aumentar em 30% seus estoques para todos os tipos sanguíneos durante a realização da campanha da Copa. O plano de contingência foi elaborado visando o atendimento, além da demanda regular, de alguma emergência. O município de Fortaleza deve receber mais de 400 mil visitantes durante o período de jogos. Por isso, é necessário que a população cearense colabore e realize a sua doação voluntária de sangue. A meta da campanha é alcançar as 10 mil doações no Ceará.
FIQUE POR DENTRO
Critérios definem perfil para ser um doador
Doadores de sangue precisam passar por triagem antes do processo de coleta. Esse processo obedece às normas estabelecidas por órgão nacionais e internacionais, como o Ministério da Saúde, Associação Americana e Conselho Europeu de Bancos de Sangue. As triagens tem por objetivo a garantia de maior segurança e proteção ao receptor e ao doador de sangue. Para ser doador, o candidato precisa atender a alguns critérios básicos, como por exemplo: Estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam apresentar autorização dos pais    ou responsáveis); pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteiras de Identidade; de Identidade de Profissional Liberal; de Trabalho).
Mais informações
Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce)
Av. José Bastos, 3390
Rodolfo Teófilo - Fortaleza
Telefone: (85) 3101.2296
Roberto Crispim e Sucursais
Colaboradores e repórteres.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=5213352775794491675

Nenhum comentário: