Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de junho de 2014

PUBLICADA PELA PRIMEIRA VEZ NA IMPRENSA,FOTO DE ALCENOR NEVES MADEIRA,PIONEIRO DA RADIODIFUSÃO NO PIAUÍ.

Alcenor Neves Madeira, Antonio Roldão Castelo Branco, Augustinho Viegas

(Foto: Acervo Familia Roldão Castelo Branco) Foto histórica mostra Alcenor Neves Madeira, Antonio Roldão Castelo Branco, Augustinho Viegas
Foto de 1947, pertencente ao acervo do empresário Antonio Roldão Castelo Branco, pioneiro da indústria da panificação em Teresina. Visto ao centro, tem à sua esquerda o empresário parnaibano Alcenor Neves Madeira, pioneiro da radiodifusão no Piauí, e, à direita, e representante comercial H. Agustinho Viegas.

Os três, apoiados por integrantes da sociedade teresinense, lideraram, a partir de reunião realizada no final da tarde do dia 20 de novembro de 1946, na sede do Clube dos Diários, o processo de fundação da Rádio Difusora de Teresina, inaugurada em julho de 1948.
Em 2013, quando do transcurso dos 65 anos da primeira emissora de Teresina, o jornalista Deoclécio Dantas escreveu uma série de artigos, publicados pelo jornal Diário do Povo, nos quais discorre sobre o pioneirismo de Alcenor Neves Madeira, que antes fundou a Rádio Educadora de Parnaíba, e de tantos homens e mulheres que, ao longo daquele período, ajudaram na construção da bela história da Rádio Difusora de Teresina.

A foto que ilustra este texto foi cedida por integrante da família de Antonio Roldão Castelo Branco ao pesquisador José Maria Ramos Baia e, por este, ao jornalista Deoclécio Dantas, sendo agora publicada, pela primeira vez, em órgão de comunicação da capital do Piauí.
Os textos em questão publicados pelo jornal Diário do Povo, estão sendo republicados, na íntegra, pelo Blog " O Passado Mandas Lembranças".https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=1989094311327843795

Nenhum comentário: