Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de julho de 2014

ALÔ DEP. SÉRGIO AGUIAR!-TERMINAL PESQUEIRO DE CAMOCIM-CE.


Após mais de dois anos de obras o Terminal Pesqueiro de Camocim foi inaugurado em dezembro de 2010 com recursos da ordem de quinze milhões de reais provenientes da União – Ministério da Pesca e Aqüicultura. Durante as etapas que envolveram aprovação do projeto, licitação, construção e inauguração, esse, infelizmente, é o que podemos chamar de um verdadeiro elefante branco, rendeu e vem rendendo muitos dividendos políticos a todos aqueles que tomaram para si o prestígio pela sua construção. Não vejo com bons olhos o político que toma para si a glória de uma obra, ato ou um feito, ainda que este venha servir, verdadeiramente, para melhorar a vida da população. O Terminal tem ajudado, com voto, vários políticos seja deputado estadual, federal, senador, governador e presidente da república, mas retorno ou ganho efetivo para a população e o setor pesqueiro tem sido nulo para Camocim.
     Todos somos testemunhas das dificuldades que há anos o setor pesqueiro vem atravessando. O Terminal de Camocim foi concebido como um instrumento, uma ferramenta que iria contribuir na solução para os muitos anos de crise no setor pesqueiro. Mas, a realidade aponta que mais uma vez tudo foi, e continua, uma mera ilusão, e o sonho do pescador artesanal e do pequeno produtor em ter acesso a insumos subsidiados com gelo, isca e combustível mais barato foi mais uma quimera produzida pelos políticos e suas mentes fantásticas. Nada há no Terminal Pesqueiro para o pescador artesanal, e para o pequeno produtor, o proprietário de barcos e lanchas, também não há realidade diversa.
     Antes conhecido como Cais Comercial, o Terminal Pesqueiro de Camocim, segundo os seus idealizadores, seria administrado por uma união de entidades que em conjunto com órgãos públicos (Sindicato das Industrias de Frio e Pesca, Colônia de Pescadores, Prefeitura Municipal de Camocim, dentre outros), em uma espécie de gestão participativa. Hoje se verifica que tudo o que foi concebido e planejado não se concretizou. O Terminal atualmente é gerido pela Prefeitura de Camocim que mantém um responsável, um tipo de gerente de cais e alguns vigias, que sujeitam aqueles que atracam seus barcos no cais a todo tipo de exigência, tomando medidas sem consultar os produtores e o que é pior, estão exigindo pagamento das embarcações por dia de atracação. Há uma insatisfação geral no cais de Camocim. É revoltante atestar que um bem público ao invés de contribuir para o desenvolvimento da pesca tem sido usado para atrapalhar e atrasar a atividade dos produtores, além de satisfazer ao ego de quem gosta desfilar autoritarismo.
     E onde é que entra o Deputado na história? Bem, o homem não é o marido da Prefeita, não é o líder do governo Cid, não é líder político em Camocim? Então que você Deputado, já que não tem o poder, o condão, de fazer o Terminal Pesqueiro de Camocim servir aos produtores, pelo menos faça com que não seja utilizado para acabar de “matá-los!”.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=6666261389571079013

Nenhum comentário: