Powered By Blogger

terça-feira, 1 de julho de 2014

HÁ 10 MESES SEM USO,CTC ESPERA SANAR DÍVIDAS E VOLTAR A OPERAR EM FORTALEZA-CE.

137 ÔNIBUS PENHORADOS
Redação Web | 

No pátio da companhia há apenas 30 ônibus em condição de uso


CTC
Veículos estão sucateados no pátio da companhia
FOTO: JOSÉ LEOMAR/ARQUIVO
A Companhia de Transporte Coletivo (CTC) foi responsável por fazer o transporte coletivo de Fortaleza até 2004, quando, ainda na gestão do prefeito Juraci Magalhães, aconteceu um leilão das linhas de ônibus, fazendo com que a empresa parasse de operar na Capital. Na gestão de Luizianne Lins, os veículos passaram a fazer o transporte escolar municipal, porém, desde agosto de 2013, o contrato foi encerrado, e a CTC está inutilizada.
No pátio da empresa, localizada na Av. Desembargador Gonzaga, há um verdadeiro cemitério de ônibus. Atualmente, 137 veículos encontram-se guardados lá, mas apenas 30 deles ainda têm condição de uso. O diretor de operações da CTC, Francisco de Assis Sobreira, explica o motivo do sucateamento dos carros.
"Apesar de eles virem se depreciando durante os anos, são veículos que estão aliados a processos contra a empresa, e não pode ser feito nada. Nossos advogados já pediram atésubstituição de bens, para que pudéssemos vender ou leiloar os carros, mas a Justiça não aceita", disse Sobreira.
Devido a administrações anteriores, os veículos estão atrelados a dívidas da empresa, o que proíbe a comercialização dos veículos. Segundo o diretor da CTC, o pátio da empresa tem ônibus com até 25 anos no local. 
Empresa conta com apenas 23 funcionários
Até agosto de 2013, a CTC contava com mais de 300 funcionários, entre motoristas, trocadores e funções administrativas. Com o fim do contrato com a Prefeitura, os trabalhadores foram transferidos para empresas terceirizadas, que passaram a fazer o transporte escolar.
Atualmente, a companhia emprega apenas 23 pessoas, na maioria deles em funções demanutenção da sede, como vigias, faxineiros e mecânicos. Além deles, há também pequenas equipes em setores administrativos e judicais. "Fazíamos o transporte escolar, mas o contrato não teve continuidade. Assim, não podíamos manter os funcionários", explica o presidente da empresa, Carlos Alberto Alves. 

Companhia deve atuar no BRT
Conforme o presidente da CTC, a Prefeitura está procurando negociar as dívidas para que a companhia volte a rodar na cidade. A frota atual, porém, deve ser inutilizada, visto que a CTC irá operar no BRT (Bus Rapid Transit), corredores expressos de ônibus para o transporte público em Fortaleza. 
"Temos várias premissas, mas a Prefeitura quer que atuemos nos BRTs. Assim, seria reformulada toda a nossa frota. Ficará ao encargo da Prefeitura definir onde atuarão os ônibus da nossa frota atual", ressaltou Carlos Alberto.
Atualmente, a CTC presta serviço de manutenção a veículos públicos, como as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A companhia conta conta com uma equipe de três mecânicos para fazerem esses serviços.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=4145405996744119825

Nenhum comentário: