Powered By Blogger

sábado, 5 de julho de 2014

SOBRAL-CE: É ÍCONE DE DESENVOLVIMENTO.

HISTÓRIA DE CONQUISTAS

Para marcar os 241 anos da "Princesa do Norte", comemorados hoje, o Caderno Regional traz edição especial

sobral
Ponte sobre o Rio Acaraú, por onde a cidade construiu a sua história até os dias atuais como metrópole
arco do triunfo
Arco de Nossa Senhora de Fátima, no Centro da cidade, é cartão postal do Ceará. No seu aniversário de 241 anos, a "Princesa do Norte" exibe índices de crescimento que lhe colocam em posição de destaque no cenário nacional
FOTOS: WELLINGTON MACEDO
Sobral. Este município chega hoje aos seus 241 anos de criação com motivos de sobra para comemorar. Isto porque são registrados diversos avanços em setores como Educação, Saúde, Ação Social e em setores da economia como Indústria, Comércio e serviços.
A cidade é destaque no ranking cearense e nordestino do Firjan de Desenvolvimento Municipal, figurando em 245º lugar entre os 5.565 municípios brasileiros. Detem o índice de 0,8132 nesta avaliação (quanto mais próximo de 1 melhor o desempenho).
A cidade foi uma das duas únicas cearenses a apresentar alto desenvolvimento.
Seguida por Eusébio, a "Princesa do Norte" é o única cidade cearense na classificação, que refere-se ao ano de 2011, mas divulgada nomês de junho último. Conforme a pesquisa, Sobral vem registrando avanços nas áreas de Educação, Saúde e grande crescimento industrial, comercial e imobiliário. O município passou do 6º maior PIB per capita, em 2011, para ser atualmente o 4º PIB per capita do Ceará.
O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é um estudo do Sistema Firjan que acompanha anualmente o desempenho socioeconômico de todas as cidades brasileiras em três áreas de atuação: Emprego e renda; Educação; e Saúde. A avaliação é medida em índices que variam de zero a um ponto, que classifica o nível de desenvolvimento de cada município em quatro categorias: baixo, de 0 a 0,4; regular,0,4001 a 0,6; moderado, de 0,6001 a 0,8; e alto desenvolvimento, de 0,8001 a 1.

Segundo o prefeito Veveu Arruda, Sobral vive uma realidade de pleno desenvolvimento, com ações cada vez mais intensas voltadas para a eliminação da extrema pobreza, fortalecimento da Saúde, Educação e Economia. Para ele, as três mil unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida são um marco na história da cidade. "Estamos realizando o maior projeto habitacional da cidade em busca de erradicar a extrema pobreza, com mais de três mil habitações em uma das áreas mais privilegiadas da cidade", destacou o gestor.
A chegada de novas indústrias e expansão de empreendimentos tradicionais marcam o ano deste aniversário.
A Educação figura mais uma vez em lugares de destaque nas políticas públicas nacionais, servido como referência para outros Estados devido aos altos índices de alfabetização alcançados pelas crianças.
Com a nova Secretaria do Desenvolvimento Social e Combate à Extrema Pobreza (Seds), criada em janeiro do ano passado pelo prefeito Veveu Arruda, foram concentrados esforços em favor dos moradores em maior vulnerabilidade social. "O grande desafio da Seds é promover o desenvolvimento social das famílias que se encontram na situação de extrema pobreza no município", diz ele.
De acordo com o prefeito, os serviços ofertados por esta nova pasta municipal estão distribuídos por diferentes coordenadorias, e chegam aos usuários através dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas); Abrigo Domiciliar, além da Casa do Cidadão.
Prodecon
Na área industrial, o reforço de políticas públicas como o Programa de DesenvolvimentoEconômico do Município (Prodecon), coordenado pela Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE), garante a atração de novas empresas, à cadeia produtiva local e estimula a implantação de um moderno polo industrial.
De acordo com a secretária de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE) do município, Daniela Costa, Sobral se encontra em um momento positivo de crescimento industrial.
"Além dos incentivos garantidos, o governo municipal ainda disponibiliza o terreno com a infraestrutura de água, esgoto e luz pronta, cedendo à indústria, além de galpões que podem ser usados como sede provisória, enquanto as sedes permanentes são construídas. A área passou inclusive por uma ampliação, com mais de 300 hectares", aponta ela.
Uma das mais recentes negociações com a iniciativa privada refere-se à empresa Flexpiso Pavimentos de Segurança, que visitou a cidade em maio e tem previsão de receber, até fim do mês, o maquinário para o início das atividades no município. A previsão é de que sejam gerados 60 empregos diretos na primeira fase de operacionalização.
Mais informações
Prefeitura Municipal de Sobral
Rua Viriato de Medeiros, 1250
Centro
Zona Norte
Telefone: (88) 3677.1100
Jéssyca Rodrigues
Colaboradora
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=5902371368723099192

Nenhum comentário: