Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

HOSPITAL MARGARIDA DEVERÁ FECHA A MATERNIDADE E PEDIATRIA NOS PRÓXIMOS DIAS DO PR

 Blog O Popular/CBM

Assim como algumas cidades da região o Hospital Margarida, gerido pela Associação São Vicente de Paula, deverá anunciar nos próximos dias o fechamento da maternidade e a pediatria da unidade de saúde.

Uma fonte ligada ao Conselho, e que participou de uma assembleia onde a decisão foi tomada, foi quem repassou as informações para nossa reportagem, de forma condicional de não ter a identidade revelada.

A crise financeira tem tornado a continuidade destes serviços insustentáveis. Outro fator que contribui com a crise, é que médicos pediatras não conseguem fechar uma escala de trabalho, e sem esses profissionais, a maternidade não tem condições de realizar partos.

Sem contar com o efetivo apoio dos municípios da região (que usam os serviços do hospital, mas em praticamente nada contribuem), a casa de saúde vem amargando uma dívida que, ao todo, chega a R$7,8 milhões, com déficit mensal de aproximadamente R$250 mil.
A medida deverá trazer também, além de grande prejuízo para a população de Monlevade e de cidades vizinhas, a demissão de cerca de 70 funcionários.

Com o fechamento desses serviços hospitalares, pacientes terão que recorrer a cidades como Ipatinga, Itabira ou Belo Horizonte.

Empresas como a Unimed de João Monlevade, ABEB dentre outras, com certeza, ficarão em maus lençóis perante seus associados, uma vez que terão que dar explicações sobre o porquê de seus associados não disporem dos serviços junto ao Hospital Margarida. Outro contraponto nessa crise, na verdade, é que Monlevade possui mais de 120 médicos, mas poucos deles se propõem em atender no Hospital Margarida, preferindo atender em seus consultórios particulares.

Agravante também é a tabela do SUS, do governo federal, que há 10 anos não é reajustada para as casas de saúde do país.
Durante a reunião da Câmara de João Monlevade, na última quarta-feira, os vereadores Vanderlei Miranda (PR) e Teles de Assis (PP), já sinalizavam uma preocupação sobre o que poderia gerar essa crise financeira, que cresce a cada dia. “Não é justo que João Monlevade assuma sozinha as despesas do Hospital Margarida. Grande parte dos atendimentos da pediatria e maternidade são de pessoas das cidades vizinhas. As prefeituras deveriam ajudar a arcar com as despesas e não fazem. Ai fica fácil fazer festa de graça para o povo, como por exemplo, a cidade de São Gonçalo”, disse Miranda.
O assunto deve voltar à tona na próxima quarta-feira (27), durante a reunião da Casa Legislativa.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=1350506561244276788

Nenhum comentário: