Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

SUPER LUA CHEIA FASCINA FORTALEZENSES.

MAIOR EM 20 ANOS

O fenômeno, que pode acontecer várias vezes ao ano, foi visto em diversos pontos da cidade neste domingo

Image-0-Artigo-1676995-1
Segundo especialistas, a Superlua deste domingo foi a maior do ano e deve ser a mais bonita das próximas duas décadas
FOTO: KID JÚNIOR
O céu de Fortaleza estava especial neste domingo, com um luar mais encantador que o de costume. Embora seja relativamente comum, ocorrendo em intervalos de meses, a Superlua, fenômeno que ocorre quando o satélite natural, em sua fase cheia, atinge o ponto máximo de aproximação da Terra, não deixou de fascinar os fortalezenses na noite de ontem. Em diversos pontos da cidade, amantes da astronomia pararam para acompanhar o evento, considerado o maior desse ano e, possivelmente, das próximas duas décadas.
Com vista privilegiada, a Praia de Iracema foi o lugar escolhido pelos fortalezenses que quiseram ver a Superlua surgir no céu. O agente sanitarista Nilenor Ferreira chegou cedo ao local e pode observar o acontecimento desde o início, pela primeira vez na vida.
"A natureza é fantástica, acho que todo se fascina com ela. Ter a chance de ver algo desse tipo, que ocorre tão poucas vezes, é muito interessante", conta.

Cenário único
Quem estava de passagem pela Beira-Mar, mesmo sem saber sobre o luar especial, decidiu guardar alguns minutos para apreciar o evento. O analista de sistemas João Ávila e a supervisora de call center Camila Laurindo já haviam presenciado a Superlua há alguns anos, mas, neste domingo, foram surpreendidos pelo cenário. O casal ressalta que ver o fenômeno por completo é uma oportunidade singular para os que admiram o estudo dos corpos celestes. "Somos muito ligados em astrofísica, no cosmo. É um assunto que nos interessa bastante. Para quem gosta, vale a pena parar o que está fazendo e acompanhar", diz João.
Presenciada na mesma data em que se comemorou o Dia dos Pais, a Superlua deste domingo teve significado especial para o técnico em informática Marcos Gaspar, que decidiu observar o movimento do satélite na companhia dos dois filhos e da mãe. Para ele, além de proporcionar um cenário único, o fenômeno também consegue atrair energias positivas. "Acredito que a Lua tem um efeito diferente no nosso corpo, traz boas vibrações. Vou terminar o dia renovado", afirma.
Menor distância
Segundo especialistas, a Superlua deste domingo foi a maior do ano e deve ser a mais bonita das próximas duas décadas. O fenômeno ocorre quando a lua cheia se situa mais próxima da Terra em sua órbita. A sensação é de que o satélite se torna 14% maior e 30% mais brilhante.
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=4923108328354799309

Nenhum comentário: