Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014: MORONI E WAGNER OS MAIS VOTADOS.

EX-POLICIAIS LIDERAM

Um é ex-policial federal e o outro da reserva da PM. Há também, entre os mais votados o policial Cabo Sabino

Image-0-Artigo-1714910-1
Moroni Torgan já exerceu mandatos de deputado federal pelo Estado do Ceará
FERNANDA SIEBRA
Moroni Torgan (DEM) conseguiu próximo de 280 mil votos e é o deputado federal mais votado do Ceará, nas eleições deste ano. Capitão Wagner (PR) foi o mais votado para a Assembleia Legislativa cearense, com quase 200 mil votos. Outros ex-policiais também tiveram boas votações, no entanto o ex-secretário de Segurança Pública do Estado, Coronel Bezerra, candidato a deputado estadual, ficou longe de ganhar o mandato.
Fazendo dobradinha com o Capitão Wagner, o Cabo Sabino conquistou o mandato de deputado federal com mais de 120 mil votos, ficando entre os dez mais votados para a Câmara Federal. Fora da área militar, mas ligado ao campo policial, também na área federal, enquanto o vereador Victor Valim (PMDB) conseguiu mais de 92 mil votos, o atual deputado Edson Silva ficou apenas na faixa dos 20 mil votos, não conseguindo ser reeleito para um novo mandato.
O candidato pelo Partido da República (PR), Capitão Wagner já havia sido campeão de votos na disputa por uma vaga na Câmara Municipal de Fortaleza, no pleito passado, quando conseguiu 43.655 sufrágios para ser vereador da Capital, números que representaram 3,49% do eleitorado que compareceu às urnas da Capital naquele ano. O vereador não chegará a concluir seu mandato como parlamentar municipal, pois a posse dos deputados é em fevereiro do próximo ano. O mandato de vereador vai até janeiro de 2017.
Já sua primeira candidatura a cargo eletivo, em 2010, Capitão Wagner recebeu 28.818 votos e se tornou o primeiro suplente do PR para ser deputado estadual. Ele chegou a assumir o mandato em razão de um pedido de licença da deputada Fernanda Pessoa. No exercício do mandato se indispôs com alguns deputados por suas posições contrárias ao Governo do Estado, cuja base é muito grande no Legislativo.

Nascido em São Paulo, Capitão Wagner é militar reformado e esteve à frente das negociações realizadas com o Governo do Estado na paralisação da categoria, onde tem a sua maior sustentação política.

Na Assembleia, o mandato de Capitão Wagner promete ser marcado por embates, já que por diversas vezes, nos últimos anos, houveram troca de insultos e acusações entre o atual vereador e deputados da base aliada do Governo Cid Gomes. A Casa Legislativa chegou a aprovar uma moção de protesto contra uma declaração de Capitão Wagner de que a Assembleia seria submissa ao Governo do Estado.
Na campanha eleitoral para este pleito, Wagner concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa fazendo dobradinha com outro representante da Polícia Militar, o Cabo Sabino que disputou a Câmara dos Deputados. O postulante alcançou 120.373 sufrágios. Ele participou junto a Wagner das negociações de paralisação dos policiais militares.
Moroni volta à Câmara dos Deputados. Ele tem uma longa militância na política cearense, embora não seja natural deste Estado. Já foi vice-governador, deputado federal e em mais de uma oportunidade disputou cargo majoritário de prefeito da Capital e até senador. No último pleito na Capital ele conseguiu expressiva votação, mas não foi suficiente para que ele disputasse o segundo turno.https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=2556864432713944326#editor/target=post;postID=1962704776353618569

Nenhum comentário: